Notícias de Criciúma e Região

Você sabe o que é psoríase?

Outubro vai além da prevenção para o câncer de mama. Ele também é o mês de conscientização sobre a psoríase. No mundo inteiro, o dia para a mobilização é 29. No Brasil, a Campanha “Vamos falar de psoríase?”, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ocorre durante todo o mês, com o foco no cuidado e em terapias mais atuais e eficazes para a melhora da qualidade de vida dos pacientes.

A psoríase é uma doença relativamente comum no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela SDB, a prevalência na população varia entre 1,10 e 1,50%. Ele é uma doença inflamatória crônica que pode afetar o corpo todo, mas joelhos, cotovelos, mãos, pés e o couro cabeludo são os locais mais acometidos.

Apesar da psoríase não ter cura, é possível fazer um controle e melhorar a qualidade de vida do paciente: “Felizmente, os tratamentos evoluíram bastante. Além dos medicamentos tópicos convencionais, como cremes, pomadas e xampus, indicados para os graus mais leves, existem outras possibilidades para a melhora o quadro do paciente. Em casos mais severos, a fototerapia e os medicamentos sistêmicos tradicionais e os injetáveis trazem  bons resultados”, afirma a Dermatologista Dra. Paula Guglielmi.

Geralmente, a psoríase provoca lesões arredondadas, vermelhas e descamativas, que muitas vezes geram preconceito e acabam abalando psicologicamente as pessoas afetadas. As causas da doença ainda são desconhecidas, no entanto, é sabido que alguns gatilhos podem favorecer a atividade, entre eles, fatores emocionais, como estresse, traumas, fumo e algumas medicações.

Para fazer o diagnóstico adequado é necessário procurar a ajuda de um dermatologista: “ É muito comum as pessoas confundirem a psoríase com caspa, dermatite ou micose. Somente um especialista poderá fazer o diagnóstico correto e conduzir o tratamento adequado”, finaliza a especialista.

 

 

 

Você também pode gostar