Notícias de Criciúma e Região

[VÍDEO] Tudo pronto para a inauguração do Centro Cultural Jorge Zanatta

Um casarão construído durante a Segunda Guerra Mundial, quando a cidade ainda se chamava Cresciuma, e já abrigou a sede do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) além de servir como cárcere no período da ditadura militar será devolvido à comunidade do Sul de Santa Catarina. Depois de um incêndio que destruiu a maior parte da estrutura e do acervo, em 2017, o Centro Cultural Jorge Zanatta será reinaugurado nesta sexta-feira, às 20 horas.

O espaço de histórias e lembranças ainda vivas na memória de tantas pessoas servirá como sede da Fundação Cultural de Criciúma (FCC). “Passaremos a atuar diretamente neste importante local”, salienta o presidente interino do órgão, Arleu da Silveira.

Beleza restaurada

Os materiais usados para a construção, na primeira metade do século passado, que acabaram reduzidos às cinzas, eram parte de um patrimônio tombado. “Tudo foi refeito especialmente da mesma maneira que era produzido naquela época. A cultura estava enterrada, mas agora a cidade voltará a ter um verdeiro local de turismo”, comenta, convidando a população a conhecer todo o espaço. “Cheguem antes da inauguração e vejam a beleza e a verdadeira história de Criciúma”, enfatiza.

Espaço para todos

Além da FCC, o Centro Cultural abrigará o Café Concerto, as escolas de artes, um espaço para a Academia Criciumense de Letras e exposições de outras cidades da região. “Todos os setores que tenham interesse serão bem-vindos”, conclui o presidente.

Por Carlos Filipe/Portal Litoral Sul

Você também pode gostar