Notícias de Criciúma e Região

[VÍDEO] Show internacional de teatro de bonecos abre Festival Nacional de Teatro Revirado

O município de Içara por uma semana é palco de lindos e encantadores espetáculos culturais nos próximos dias. Começou nesta segunda-feira, dia 16, o 3° Festival Nacional de Teatro Revirado. O projeto, que teve a sua primeira realização em 2017, ganhou força e apreço pela comunidade e terá muitas novidades nesta nova edição. A abertura oficial do evento foi realizada e fez com que a Praça da Matriz São Donato fosse tomada por uma multidão interessada na arte.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
De acordo com o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, a terceira realização só foi possível graças ao apoio da comunidade. “O Festival enraizou. É o único entre Chapecó, Porto Alegre e Florianópolis e nos sentimos felizes por Içara estar recebendo grandes artistas de diferentes estado e até do exterior”, destaca o prefeito.

Na avaliação do organizador e ator do grupo de teatro Cirquinho do Revirado, Reveraldo Joaquim, as apresentações reforçam a importância de mostrar arte. “Içara está nos proporcionando momentos especiais que juntamos arte e cultura e assim, e mostrando sempre a diversidade e respeito. Mesmo o resto do país indo ao contrário disso. O povo precisa de cultura”, pontua Joaquim.

Show de bonecos encanta e faz sorrir
Para o show que abriu oficialmente o Festival, um artista internacional e conhecido pelo espetáculo com bonecos. Da Argentina, Sérgio Mercúrio foi o responsável por encantar o público com o espetáculo “En Camino” que trouxe Bobi, Beto e a avó Margarida.

Entre o público de quase 800 pessoas, a estudante Tuany da Rosa, 23 anos, conta que essa é sua primeira experiência com o universo do teatro. “Fui incentivada pela minha professora. Estou ansiosa para ver a peça”, comenta.

O Festival começou pela manhã, com apresentações dos grupos Eranos Círculo de Arte/SC, Tropa Trupe/RN e Grupo Cirandela/SC, em que crianças e adolescentes acompanharam as apresentações nos períodos matutino e vespertino na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro Vila Nova.
Novidades seguem durante a semana
As apresentações nos bairros e no centro continuam, mas com um novo formato. Durante o dia, as comunidades recebem as apresentações e todas as noites, na Praça da Matriz, toda a cidade e região é convidada a prestigiar um diferente espetáculo.
De terça a quinta-feira, será realizada a Oficina de Danças Populares. Os encontros acontecem na Praça da Matriz durante as manhãs, das 8h30 às 10h30 e serão ministrados pela artista paulista Maria Eugênia, a Tita.

Atrações para crianças e professores
As crianças e professores terão um espaço especial no III Festival Nacional de Teatro Revirado. Visando apresentações para crianças de 0 a 4 anos, será realizada a Cena Primeira Infância, com dez apresentações de três grupos que vão acontecer nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).
Já os professores terão a Cena Reflexô, que será uma reflexão durante o festival junto aos educadores de artes da rede municipal de Içara que terá como tema “A importância do teatro na formação da criança” com a tutora Raquel Durigon, que é pedagoga e fundadora do grupo De Pernas Pro Ar, de Canoas/RS.
Programação segue até sábado
Com artistas de quatro estados e da Argentina, o Festival seguirá acontecendo até sábado. Nesta terça-feira, as apresentações acontecem nos bairros Vila Nova, Aurora, Nossa Senhora de Fátima e Centro.
O encerramento será realizado no sábado pela manhã, dia 21, com o cortejo de encerramento que sai da Praça da Juventude rumo à Praça da Matriz, para que todos acompanhem o espetáculo Astrolábio Acima do Horizonte, do grupo CIA Circo Pirata Show.
Neste ano, algumas apresentações também vão circular por cidades vizinhas. Morro da Fumaça, Maracajá, Siderópolis e Nova Veneza recebem apresentações artísticas nos dias 17, 18, 19 e 22, respectivamente.

Você também pode gostar