Por: Litoral Sul | 12/03/2019

A dona de casa, Maria Santa Nascimento Andrade, 64 anos, aguardava por notícias da cirurgia de seu marido internado no hospital São José, quando foi surpreendida com o som de um piano.  Emocionada com a melodia, a dona de casa sorriu ao perceber que era o médico pneumologista Albino José de Souza Filho, tocando o instrumento no hall de entrada do hospital, e logo começou a gravar a cena.

“Eu amo música, piano principalmente. Ouvir este médico tocar traz um pouco de paz ao nosso coração. Estou muito sensível e emotiva por saber que meu marido está em cirurgia, e este momento foi muito especial para mim”, disse ela.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Click Aqui

Alento e alegria

Todas as sextas-feiras é assim, doutor Albino, 80 anos, profissional muito conhecido dos pacientes e que atua há mais de 50 anos no hospital, encanta a todos quando voluntariamente toca o piano e traz um pouco de alegria para pacientes, acompanhantes e todos que passam pelo hospital.

Com o repertório repleto de músicas conhecidas, o pneumologista faz com que aquele momento traga alento e alegria para os pacientes. “Minha ideia é descontrair e fazer com que as pessoas esqueçam um pouco do problema, que vivem enquanto estão aqui”, disse o médico enquanto agradecia ao público presente na apresentação desta semana.

Nos corredores é possível ver as pessoas na porta dos quartos, querendo saber de onde vem a música e quando autorizados, pacientes que podem se locomover vão até o local, sentam na sala de espera para ouvir o som do piano. Entre um olhar e outro, atentos, sempre é possível ver entre as pessoas, um sinal de positivo e aplausos ao fim de uma música.

O paciente, Vilson Pizzeti, 63 anos saiu de seu quarto para apreciar a apresentação. “Um momento assim traz muita alegria, distraí a gente, faz a gente esquecer do problema”, comentou.

Música ao coração

Além da apresentação do médico que acontece semanalmente, o hospital convida durante o ano, grupos musicais e cantores da região, voluntários para participarem do projeto Música ao Coração. O objetivo é de promover alegria as pessoas que circulam no hospital. Na ocasião os músicos fazem uma apresentação e interagem com o público presente, que sempre é muito participativo.