Notícias de Criciúma e Região

[VÍDEO] Hemosc busca garantir estoques de sangue durante o Carnaval. Colabore!

Com a tendência de os estoques de sangue caírem entre a chegada do verão e o carnaval, os hemocentros necessitam de mais sangue para atender a população. Em Criciúma, a direção do Hemosc reforça o pedido para que a população compareça para doar. Segundo a gerente técnica, Kerley Pereira, final de ano muita gente entra em férias e acaba diminuindo o número de doadores, com isto, existe um risco potencial de aumento da demanda, e o banco de sangue precisa estar preparado.

“Durante o carnaval infelizmente acontecem muitos acidentes nas estradas, sem contar que ainda existe a demanda de sangue para pacientes que realizam cirurgias e o estoque precisa estar garantido, caso aconteça algum imprevisto”, informa. Ainda segundo ela, independente da tipagem sanguínea todos são convidados para fazer a doação.

A primeira vez de uma doadora

A encarregada de produção, Renata Costa de Oliveira, 32 anos, chegou na tarde de ontem, no Hemocentro de Criciúma, acompanhada pelo marido e amigos. Eles lotaram uma van e vieram da cidade de Sombrio exclusivamente para doar. Esta foi a primeira vez que Renata passou por uma experiência capaz de salvar vidas. “ Já aconteceu em minha família uma situação em que precisamos de doadores, na época eu não pude doar pois estava grávida, mas lembro que muita gente ajudou e foi muito importante”, reconhece ela.

O técnico em enfermagem Sivoney de Souza, é um dos profissionais que recebe as pessoas e prepara para a doação. “Geralmente a pessoa chega nervosa, mas após uma conversa agradável deixamos ela bem tranquila e a coleta acontece normalmente”, conta.

Hemosc aberto na segunda de carnaval

Na segunda-feira, dia 4, o hemocentro de Criciúma estará aberto das 7h30 até as 18h30 (sem fechar ao meio dia); na terça-feira será ponto facultativo e na quarta-feira, o atendimento acontece após as 13 horas. No sábado dia 9 de marco, o Hemosc abre durante todo o dia.

Após todo o processo o doador recebe um lanche e após é liberado

Antes de doar sangue você precisa saber que

Antes de doar você passará por uma triagem clínica com entrevista, na qual é de fundamental importância contar sobre os seus problemas de saúde. É necessário dizer a verdade, para que a doação não prejudique você ou as pessoas que receberão seu sangue. Tudo o que você disser será mantido em sigilo, assim você poderá ajudar o Hemosc a manter um estoque de sangue seguro. Todo o processo desde a triagem até a doação leva em torno de 1 hora.

O que é necessário para doar?

_ Ter idade entre 16 e 69 anos ( jovens 16 e 17 anos devem estar acompanhados);

_ Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

_ O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

_ O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

_ Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

_ Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.

_ Ter repousado bem na noite antes da doação;

_ Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;

_ Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

_ Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

 

Você também pode gostar