Por: Litoral Sul | 11/09/2019

 

Os bombeiros que atuam no Arcanjo 03, um dos helicópteros de resgate da corporação catarinense, precisaram realizar um rápido apoio no início da tarde desta quarta-feira, 11. Segundo informações do G1 SC, um carro que transportava um fígado para transplante, entre Florianópolis e Blumenau, ficou preso no congestionamento causado por um acidente entre dois caminhões na BR-101, em Itapema. Foi preciso a agilidade do Arcanjo para levar o órgão o quanto antes para o hospital.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Por volta de 12h45, o helicóptero que fica em Blumenau foi chamado para buscar o fígado que, de carro, não chegaria ao destino a tempo de uma cirurgia de transplante que ocorreria justamente na cidade do Vale do Itajaí.

O Arcanjo precisou pousar no meio da BR-101 para realizar o resgate do órgão. Em 27 minutos, o fígado chegou à Blumenau – em tempo menor do que previsto por carro.

Os órgãos possuem uma vida útil reduzida quando já estão fora do corpo. O transplante deve ser realizado o quanto antes, para reduzir o risco de rejeição. O fígado, em especial, é um órgão ainda mais sensível. Caso não fosse possível o suporte aéreo do Arcanjo, possivelmente o órgão seria descartado, inviabilizando o transplante, avaliam os bombeiros.