Por: Litoral Sul | 1 mês atrás

A Defesa Civil de Criciúma emitiu alerta, na manhã dessa quarta-feira (16), para as condições meteorológicas dos próximos dias. A possibilidade de chuva de forte intensidade se mantém, acompanhada de rajadas de ventos pontuais, riscos de granizo isolado e descarga elétrica na região carbonífera.

De acordo com meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Risco e Desastres, da Secretaria de Estado da Defesa Civil, a previsão é um volume de 30 a 70 milímetros de chuva. E a possibilidade é que a condição se repita até sexta-feira. Já a partir de sábado, uma nova previsão poderá apresentar modificações nas condições climáticas.

A Defesa Civil recomenda, em casos de alagamentos, como medida de prevenção, que motoristas evitem deixar os veículos em vias públicas, perto de bocas de lobo ou em locais mais baixos. Em casos de descarga elétrica, a recomendação é evitar utilizar aparelhos eletrônicos e ficar em local aberto, se mantendo em local coberto e aguardando o fim da tempestade.

Hoje pela manhã, o prefeito em exercício Ricardo Fabris, a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, e o coordenador da Defesa Civil, Dioni Borba, estiveram reunidos avaliando a situação e traçando estratégias para minimizar os impactos causados pela quantidade de chuva prevista para os próximos dias.

 

Em casos de emergência, o contato com a Defesa Civil de Criciúma pode ser feito pelo telefone 199 ou (48) 99162-9006, ou ainda com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. A Defesa Civil reitera que dispõe de um sistema de alerta por SMS (mensagem de texto) gratuito a fim de comunicar os moradores sobre situações iminentes de emergência, desastres naturais ou estado de calamidade pública. O cidadão deve efetuar o cadastro enviando uma mensagem de texto para o número 40199, informando o Código de Endereçamento Postal (CEP), com ou sem hífen.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma traz as últimas informações sobre as chuvas que atingiram a região nessa terça-feira  e alerta para a previsão meteorológica dos próximos dias.