Por: Litoral Sul | 06/12/2018

A partir do dia 6 de janeiro, Criciúma ganhará mais um espaço de lazer ao ar livre gratuito, com a inauguração do Parque dos Imigrantes. Em uma área de 61 mil metros quadrados, no distrito de Rio Maina, onde já foi um local de rejeitos de pirita e para realizar a obra foi necessário um trabalho de recuperação ambiental.

O labirinto verde, uma das atrações do parque é considerado o maior do sul do Brasil, com mais de mil metros. A presidente da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Anequésselen Fortunato, explica que foram plantadas mais de 1600 árvores da espécie Podocarpos, ou popularmente conhecidas por “cercas vivas”. Ela conta que as árvores podem chegar a 1,80 metros, e a expectativa é de que o caminho seja desafiador, pois o nível de dificuldade para sair não é tão simples.

“São caminhos feitos com a vegetação, onde além de passear será feito um trabalho de educação ambiental. Quando a pessoa encontrar o centro do labirinto, vai chegar até uma espécie de pódio, onde poderá registrar o momento”, informa.

Veja outros motivos para você visitar o Parque dos Imigrantes

O local vai contar com pista de caminhada, ciclovia, quadra poliesportiva, cancha de bocha, palco, uma atafona, onde segundo o prefeito de Clésio Salvaro, que apresentou o espaço na tarde de hoje para a imprensa, a atafona remete aos italianos. “O espaço é para que as famílias possam voltar às suas origens e preparar sua própria farinha de mandioca. Além disso, vamos trazer para cá os alunos da rede municipal de ensino para conhecerem a história de nossa cidade”, destaca

Espaço onde será instada a atafona

Também terá pista para caminhada, banheiros, fraldário, um campo de areia, uma ponte pênsil de arame para ligar a Rua Teresinha da Silva Gregório até o parque entro outras novidades.

Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro apresentou a obra na tarde de ontem, para a imprensa

Homenagem aos colonizadores

O nome do parque é uma homenagem aos imigrantes que colonizaram Criciúma, as etnias italiana, alemã, espanhola, portuguesa, árabe, negra e polonesa. A dupla sertaneja Thaeme e Thiago será a atração da inauguração que irá comemorar o aniversário de 139 anos do município.