Notícias de Criciúma e Região

[Vídeo] Convivência em intercâmbio fortalece amizade entre brasileiros e italianos

A troca de experiências entre brasileiros e italianos que participam do intercâmbio promovido pela Satc vai além da cultura. As duas semanas de convivência estão promovendo a integração da língua, história e gastronomia. A professora Manuela Zoppas, do ITIS Galileo Galilei, trocou experiências culinárias em Criciúma. “Gostei muito do churrasco e da farofa. Legumes e verduras são bem semelhantes aos que temos lá”, afirmou.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Hospedada na casa do professor da Satc, Fabiano de Medeiros Ugioni, Manuela cozinhou para a família anfitriã. No cardápio o risoto primavera, feito com muitos legumes. “Foi uma experiência muito interessante. Nós adoramos”, destacou Ugioni.

Em Criciúma desde o dia 2 de setembro, a comitiva formada por dois professores e 14 estudantes italianos está hospedada na casa de educadores e alunos da Satc. Essa já é a 8ª edição do intercâmbio que fortalece os laços entre o sul catarinense e a região da província de Treviso, no norte da Itália.

Manter as relações que foram estabelecidas nos acordos de gemelaggio entre as cidades do sul e as italianas é outro ponto destacado no roteiro. “É interessante ver como os imigrantes que vieram se adaptaram em condições tão difíceis e observar como as tradições ainda são fortes”, comentou a professora Manuela.

O grupo permanece na região até a próxima quinta-feira, 19. Dia 20, eles embarcam de volta para casa. No roteiro que está sendo realizado nestes 19 dias, os italianos estão conhecendo um pouco das belezas naturais, parque industrial e, principalmente, cidades que possuem relação íntima com a Itália. “Um ponto importante da visita foi Urussanga, cidade berço da colonização italiana aqui na região. Fomos recebidos pela equipe da Prefeitura e eles puderam conhecer pontos históricos, como a Igreja Matriz”, ressaltou Ugioni.

 

 

 

 

 

 

 

Você também pode gostar