Por: Litoral Sul | 08/11/2018

Com obras de restauração iniciadas no começo deste ano, agora faltam poucas semanas, para que o Centro Cultural Jorge Zanatta seja inaugurado. A data de entrega foi marcada para a sexta-feira, dia 14 de dezembro.

A arquiteta especialista em restauração, Juliana Dias Gomes, destaca que todas as características originais da edificação foram preservadas e os materiais que precisaram ser substituídos foram semelhantes aos originais. “Mesmo formato e cor. Tudo foi feito respeitando os princípios de restauração”, garante ela.

Já a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, destaca que como o Centro Cultural é tombado pelo Estado e município, foi tomando o cuidado para não alterar a arquitetura. “Foi construída uma rampa de acesso que inicialmente não constava no projeto, e procuramos colocar pedras de granito”, disse ela.

Ajardinamento

Uma equipe da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), ficou responsável pela revitalização e ajardinamento do local, como podas de árvores, substituição de plantas e plantio de novas mudas.

Espaço de cultura

Um edital de chamamento público será aberto pela Fundação Cultural de Criciúma, com intuito de ter salas disponíveis para a Academia Criciumense de Letras (ACLe). O vencedor ficará responsável pela manutenção da estrutura física.