Notícias de Criciúma e Região

Vereadores pedem que Casan pague royalties ao município

Os vereadores de Siderópolis querem que o Executivo Municipal cobre da Casan o pagamento de royalties pela exploração da água feita pela empresa no município. A indicação de autoria do vereador Franqui Salvaro (PSB) e dos vereadores, presidente da Câmara, Roni Remor, o Lilo (PSB) e Willian Bonassa (PSD), foi protocolada na sessão desta quarta-feira (06). “Em Criciúma ofereceram 5%, então nada mais justo, que nós a cidade onde a água é explorada e fornecida para a região também receba os royalties”, justificou o autor da indicação, Franqui Salvaro (PSB).

Para o presidente da Câmara, Roni Remor, o Lilo, (PSB), a empresa precisa olhar com mais atenção para Siderópolis. “A água sai de Siderópolis e é destinada a mais cinco municípios abastece uma população de cerca de 400 mil. “Já tentamos em outros anos, mas houve conflito. Entendemos que este é o momento, quando Criciúma também reivindica”, reforçou o vereador Willian Bonassa (PSD).

Revisão da Cosip

Os parlamentares também solicitaram à Prefeitura a revisão para redução dos valores da taxa da Cosip. “Conversamos com um engenheiro da área e ele disse que é possível ele disse que é possível. Hoje a maioria das lâmpadas do município é em LED, o gasto é menor, a durabilidade é maior, isso representa um custo inferior que o município pode deduzir da taxa. Não tem como precisar o valor, mas ele disse que pode chegar até 30%”, declarou o autor do indicativo, vereador Franqui Salvaro (PSB).

Conselho para Mulheres

Tramitará nas comissões nos próximos dias o Projeto de Lei 05/2109 que prevê a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Siderópolis (Comdims). “É o único município da Amrec que não tem e é uma exigência, por decreto do Sistema Nacional de Políticas para Mulheres”, destacou o autor do PL, vereador Clademir Manoel de Souza (MDB), o Peninha.

Você também pode gostar