Notícias de Criciúma e Região

Vereadores mirins são empossados e escolhem mesa diretora para 2019

Os vereadores mirins eleitos para o mandato de 2019 no Legislativo de Criciúma foram diplomados e empossados em solenidade realizada no Salão Ouro Negro, na Prefeitura, na noite de ontem (21), que ficou lotado. O ato contou com a presença de pais, professores, alunos e autoridades.

Em discurso, o presidente do Legislativo, vereador Miri Dagostim (PP), destacou a importância do projeto que chega a sua quinta edição. “Esse projeto promove a integração entre a Câmara e a escola e estimula o espírito de liderança e cidadania, além de incentivar a participação política dos jovens. É importante os professores incentivarem seus alunos. Sucesso a todos os vereadores mirins”, afirmou o parlamentar.

Depois de empossados, os vereadores mirins escolheram a mesa diretora que comandará as Sessões do Legislativo Mirim neste ano. Houve duas chapas inscritas e, após empate, como a chapa um teve a maior média de idade, foi a vencedora. A nova mesa diretora para 2019 é composta por: Iuri Botini da Silva (SATC) – presidente, Heloísa Beloli Martinello (SATC), vice-presidente, Eliel Borges Santana (Unesc) – primeiro secretário, e Aléxia de Macêdo Souza (Escola Estadual Irmã Edwiges) – segunda secretária.

Para o presidente mirim eleito, o mandato é a oportunidade de tentar transformar a sociedade. “Estamos contribuindo para transformar a sociedade tornando-a mais justa. Nosso objetivo maior é nos unir propondo mudanças que possam contribuir com o bem estar de todos”, comentou.

Em cinco anos de projeto, os mirins já apresentaram 86 indicações e 80 requerimentos apresentados pelos mirins reivindicando melhorias para os bairros.

O vereador Aldinei Potelecki, que é responsável pelo projeto neste ano, ressaltou que “vocês estarão representando os anseios das suas escolas e de seus colegas. Que vocês possam ter um ano muito produtivo. Tive oportunidade de estar à frente do projeto em 2017 e, agora, neste ano. Aos que não se elegeram, não desistam, pois faz parte do processo. Aos pais, obrigado por darem aos seus filhos essa oportunidade”.

O vice-presidente do Legislativo Mirim em 2018, Daniel Silva, da Escola Municipal Francisco Skrabiski, comemorou os pedidos atendidos em seu mandato. “também conheci diversas autoridades e locais interessantes que vou levar para o resto da vida. Tive uma reivindicação atendida no último ano e agora minha escola terá as turmas do 6º ao 9º ano. Com isso eu e meus colegas continuaremos estudando perto de casa”, pontuou. “Participar foi uma das melhores coisas que me aconteceu”, acrescentou.

A secretária de Educação Roseli De Lucca Pizzolo destacou a importância do projeto e salientou que tem certeza que em cada comunidade tem uma semente de respeito e admiração plantada aos vereadores mirins. “É um projeto vitorioso e que vocês tenham um ótimo ano. Criciúma vai ganhar muito com a participação de vocês”.

A vereadora Geovana Zanette que representou o prefeito Clésio Salvaro também mencionou que é importante a participação das escolas. “Ano passado foi uma Câmara Mirim muito atuante e eles levam essa reivindicação e vivenciam realmente como ser um vereador”, disse ela que foi a responsável pelo projeto no ano passado.

Você também pode gostar