Notícias de Criciúma e Região

Vai cair na folia? Saiba o que fazer para evitar dores ao fim do Carnaval

Vai aproveitar o período de Carnaval para cair na folia? Saiba que, além de cuidar da segurança, também é importante dar atenção para a sua saúde. Provavelmente, você já ouviu falar que beber bastante água e não passar longos períodos sem comer é importante para o seu corpo, mas os cuidados devem ir além disso, principalmente se você quer evitar fadigas, dores e indisposições quando os dias de folia acabarem.

A fisioterapeuta e osteopata Gisseli Serafim, dá dicas simples para facilitar a vida de quem vai sair para se divertir. Uma delas é para evitar desconfortos na coluna lombar e coluna cervical. “É importante começar o dia com alongamentos para evitar contraturas e dores musculares. Fazer alongamentos simples, como alongar as panturrilhas, braços, costas, além da região cervical. É uma dica valiosa, principalmente para quem vai participar de blocos de rua ou pretende usar fantasias mais pesadas”, ressalta.

Ainda segundo a profissional, quem não está acostumado a fazer exercícios físicos regularmente vai levar o próprio corpo a uma sobrecarga durante o Carnaval, portanto, é bom fazer pequenas pausas ao longo dos dias. A orientação é descansar mesmo, procurar um lugar para sentar, de preferência na sombra e, se possível, fazer uma nova série de alongamento. Isto vai fazer com que a musculatura relaxe também.

Outra dica fundamental é sobre o uso do calçado. A recomendação geral para mulheres e homens é dar preferência para os tênis – ainda melhores são aqueles com sistema de amortecimento. Ele deve ser confortável e não pode ser apertado. O uso de tênis é para reduzir o impacto causado aos tornozelos, joelhos e regiões lombar e cervical.

“Como os foliões costumam ficar longas horas nas ruas, atrás dos blocos, são horas seguidas de pé ou até mesmo pulando e dançando, por isso o calçado ideal é o tênis. Evitar rasteirinhas, saltos muito altos, chinelos de dedo, pois esses calçados podem sobrecarregar a coluna ou gerar entorses no tornozelo. Quem vai se fantasiar e não quer abrir mão do salto, o ideal é que ele não passe dos cinco centímetros e que seja um calçado confortável”, alerta a fisioterapeuta.

Excesso de peso

Outro hábito comum no Carnaval é levar a própria bebida nas bolsas e caixas térmicas, o que pode trazer riscos para a coluna e região dos ombros. Gisseli destaca que, geralmente, as pessoas vão para a folia em grupos, então é importante dividir este peso entre várias pessoas. Além disto, evitar carregar em um ombro só, fazendo a troca a cada cinco minutos, por exemplo.

“Para o momento de pegar a bebida, também é importante agachar até o chão, usando os dois joelhos nesse movimento. Vale ressaltar, ainda, que o excesso de bebida alcoólica pode causar fadiga muscular, então beba bastante água ao longo do dia e mantenha-se hidratado para evitar isso”, afirma.

Viagens longas

Por fim, a profissional de saúde tem recomendações para quem vai viajar de motocicleta, carro, ônibus ou avião por longas horas seguidas. A fim de evitar dores musculares e até contraturas na chegada ao destino, o ideal é fazer pequenas paradas a cada uma hora, sair do veículo e, preferencialmente, realizar um breve alongamento.

Caso não seja possível deixar o veículo por um instante, é importante, pelo menos, mudar a posição no banco para não ficar da mesma maneira enquanto estiver sentado. “Usar um rolinho de toalha ou almofada pequena entre a região lombar e o banco também pode ajudar”, conclui a fisioterapeuta e osteopata.

 

Você também pode gostar