Por: Carlos Filipe | 11/02/2019

A parceria entre Unesc e Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) recebeu novo ânimo na tarde desta segunda-feira (11). Isto porque foi realizada nesta tarde a inauguração de um espaço completamente reformado sob comando da Universidade para acomodação de acadêmicos de 9ª e 10ª fase que passam a atuar na instituição ao longo de dias e noites prestando atendimentos aos pacientes. O novo espaço conta com 102m², divididos entre um alojamento feminino e um masculino, além de sala para estudos com computadores disponíveis.

O ato oficial de inauguração contou com a presença da reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, do vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, da coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, da coordenadora adjunta, Lêda Soares Brandão Garcia, do diretor técnico do Hospital, Leon Iotti, e da secretária de Saúde de Criciúma, Francielle Gava, além de representantes dos colaboradores e de acadêmicos, que puderam conferir o local em que passarão por diversos momentos ao longo dos semestres de estudos.

Para o diretor do HMISC, a parceria entre as instituições está se profissionalizando cada vez mais e a inauguração desta segunda-feira marca um grande passo. “Isso aqui para acontecer da forma como aconteceu precisa ter mais do que vontade. Eu definiria como atitude. Só posso agradecer pela parceria e por estar fazendo parte desta história”, salientou Leon.

A secretária de saúde do Município também fez questão de prestigiar o ato e agradecer pessoalmente o empenho de todos para a materialização desse desejo. “O que dizer de uma Universidade comunitária que proporciona isso em um hospital público da região? É algo oferecido diretamente para os alunos, mas que indiretamente atinge toda a população porque aqui vão se formar pessoas qualificadas, com bons objetivos, que vão ser os profissionais que vão atender nossas mulheres e nossas crianças, nossos bens mais preciosos”, completou Francielle.

Para a reitora da Unesc, ter um local adequado para os acadêmicos é essencial, já que “eles são aqueles que estarão aqui cuidando de pessoas da nossa comunidade”, completou. Reiterando também as palavras do vice-reitor sobre a imensidão do significado de momentos como esse, Luciane agradeceu ainda a cada um dos que estiveram diretamente envolvidos no processo de adequação do espaço em tempo recorde. “Temos muita gratidão por todos vocês. Fico muito feliz em vê-los envolvidos pelo bem do nosso curso, que é a menina dos nossos olhos, um curso pelo qual temos muito carinho e orgulho”, completou Luciane.

Os alojamentos e o espaço para estudos foram imediatamente liberados para os acadêmicos, que já desfrutarão dos aposentos no plantão da noite desta segunda-feira.