Por: Litoral Sul | 05/06/2019

Na Semana do Meio Ambiente, o Portal Litoral Sul fez uma entrevista com o diretor do Samae de Timbé do Sul/ Amarildo Scursel Alexandre. Durante a conversa ele fala sobre o índice de cobertura dos serviços do Samae, novos projetos e sobre a importância em preservar os mananciais. Acompanhe:

 

Portal Litoral Sul- Qual o índice de cobertura dos serviços de atendimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Timbé do Sul?

Diretor do Samae de Timbé do Sul/ Amarildo Scursel Alexandre – O índice de cobertura de nosso sistema com água potável é de 100% no perímetro urbano, como também nos distritos de Molha Coco, Amola Faca, Nova Vicença, Vila Belmiro e Vila Machesini.  Ficando de fora de nosso atendimento apenas os distritos de Rocinha, Pé da Serra, Morro Azul, Vila Nova e Figueira porque nestes, existem sistemas próprios de abastecimento, distribuído por meio das associações de moradores.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui 

 

Portal Litoral Sul- Estes números são considerados bons? Comente.

Amarildo– Esta abrangência é considerada excelente, e é importantíssimo salientar que todas as nossas ligações são micromediadas ou seja, nenhuma residência fica sem medir o consumo.

 

Portal Litoral Sul- É um desafio estender o serviço para todos os bairros da cidade?

Amarildo- Nossa maior prioridade no momento é elaborar e viabilizar recursos para o projeto de esgoto tratado para toda a área urbana de nossa cidade. Estamos ainda na fase de busca de orçamento de algumas empresas para saber o custo da obra. Após isso, será feito a licitação para contratação. Quanto a viabilização de recursos. A ideia é buscar a maior parte, via emenda parlamentar e o restante por conta do município. Já que o nosso município é extremamente carente.

Execução da rede de abastecimento às margens da BR 285 sentido Centro/ Rocinha

 

Portal Litoral Sul- Quais os projetos e novos projetos que devem ser colocados em prática pelo Samae de Timbé do Sul?

 Amarildo – Já temos projeto pronto e prestes a executar de um reservatório em alvenaria com capacidade para 500 mil litros. Ele será construído na Estação de Tratamento de Água na localidade de Vila Belmiro e irá atender as localidades de: Rocinha; Vila Belmiro, Centro, Vila Marchesini e Vila Aléssio.

Também estamos buscando entendimento junto ao poder público local para a elaboração de projeto e execução de um novo ponto de captação de água junto ao Rio Rocinha, bem na encosta da serra. Ponto esse onde não existe moradores. Sendo ainda um local muito conservado e não teremos problema com poluição e nem com desmatamento.

 

 

Portal Litoral Sul- Qual a importância em preservar os mananciais?  Amarildo

A preservação será sempre um ponto crucial na evolução dos povos. É preciso estar sempre atento com as nossas práticas de manejos e uso dos solos para não deixarmos um legado de destruição para as gerações futuras.

 

No mês do meio ambiente, o que temos para comemorar?

 Você sabe me dizer como está a questão ambiental em sua cidade? O que você tem feito diariamente para a preservação do meio ambiente? Essa questão merece toda atenção possível e deve ser de âmbito mundial.
A preocupação com o meio ambiente não se limita a somente plantar ou preservar árvores, abrange também questões relacionadas a solos, águas e resíduos sólidos por exemplo.

A preocupação com o meio ambiente não se limita a somente plantar ou preservar árvores, abrange também questões relacionadas a solos, águas e resíduos sólidos por exemplo. Ter consciência sobre a importância de preservar e mudar comportamentos da gestão, tais como otimizar o processo produtivo, educar acerca do consumo de água, evitar a poluição e despoluir ruas ou rios, incentivar a coleta seletiva e reciclar, coletar e tratar o esgoto, estimular o consumo consciente de uma forma geral são ações que devem estar na pauta dos gestores modernos e comprometidos com a causa.