Por: Litoral Sul | 16/05/2019

Já pensou em unir a discussão científica com uma boa conversa na mesa de bar? Essa é uma das propostas do Pint of Science. O festival internacional, que está na sua oitava edição, conta neste ano com a participação da Unesc. O evento, em Criciúma, acontecerá na cervejaria Blend Bryggeri, nos dias 20, 21 e 22 de maio, aberto ao público e gratuito.

Pint of Science, ou PoS, acontece simultaneamente em 25 países, integrando pesquisadores cientistas e a comunidade em geral, que se reúnem para expor estudos e discutir resultados de pesquisas de maneira informal em ambientes descontraídos, como bares e Pubs, propiciando um canal direto de conversa entre os cientistas e a sociedade.

O projeto iniciou em 2012, com dois pesquisadores do Imperial College da Inglaterra e hoje já ocorre mais de 140 lugares ao redor do mundo, incluindo cidades do Brasil, onde iniciou em 2015. “O evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas”, comenta o coordenador do projeto em Criciúma e professor do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, Miguelangelo Gianezini.

Neste ano, 87 municípios brasileiros receberão o evento. Os temas continuam diversos: vacinação, mudanças climáticas, câncer, vida em marte, modificação genética de bebês entre outros.

Pint of Science Criciúma e Unesc

Ao todo, serão apresentados nove “talks”, também conhecidos como palestras curtas, apresentados entre às 19h30 e 21h30.

Na segunda-feira (20), o primeiro dia conta com a temática geral “Ciência e Sustentabilidade por trás da Pesca e da Fotocatálise”, com o talks “O mar não está pra peixe: como pescar de forma sustentável?”, com o pesquisador Rodrigo Machado; “Tá nervoso? Keep Calm and… saiba mais sobre a ciência por trás da pesca”, com o professor Eduardo Guilherme Gentil de Farias; e “Fotocatálise & Sustentabilidade: vamos “passar a limpo” esse assunto!”, com o professor da Unesc Adriano Michael Bernardin.

A noite de terça-feira (21), conta com a temática “Se beber, não perca a memória!” e contará com as palestras “Se você não quer envelhecer e esquecer, prepare-se para morrer” com exposição da professora Josiane Budni; “Memórias: das células às recordações”, do pesquisador Gustavo Kellermann Reolon; e “O álcool pode danificar a memória? Que eu me lembre, não”, com o professor da Universidade, Eduardo Pacheco Rico.

No último dia, quarta-feira (22), o tema integrador é “Animais fantásticos e onde habitam: das abelhas às baleias”. Os talks serão “As abelhas que não fazem mal também fazem mel”, das pesquisadoras da Unesc, Birgit Harter Marques e de Betina Pereira Emerick; e “Por trás das ondas”, com Rodrigo Ribeiro de Freitas, também da Unesc.

A entrada é franca, com disponibilidade de 100 lugares, por ordem de chegada.

Para saber mais, acesse a programação oficial: http://pintofscience.com.br/events/criciuma