Notícias de Criciúma e Região

Qual o sentido da Quarta-feira de Cinzas?

A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.

Fiéis seguem tradição e participam da Missa da Quarta-Feira de Cinzas

Um período de 40 dias, de jejum, penitência, oração e caridade, desta forma que a dona de casa, Salete Pereira Correia, 61 anos, fala sobre o tempo de Quaresma, que inicia nesta Quarta-Feira de Cinzas e dura até a Páscoa. Dona Salete, e mais uma centena de fieis participaram da missa na tarde de hoje, 6 na Catedral São José.

“Eu e meu marido respeitamos a tradição da Quaresma. Não comemos carne, participamos das missas e confissão. Não somente durante a Quaresma, mas devemos ser mais humildes e respeitar as pessoas. Jesus se sacrificou tanto por nós e a gente faz pouco por ele”, analisa.

Para o zelador, Itamir Mendes, a Quaresma também significa um tempo de comunhão, de se resguardar, de fazer jejum. “Participo da Via Sacra todas as sextas-feiras e realizo orações com a minha família”, conta.

Celebrações desta quarta-feira- veja os horários

O bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, presidirá celebração eucarística com abertura da Campanha da Fraternidade 2109, que tem como tema “Fraternidade e políticas públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça, na Catedral São José, hoje, às 19h30.

http://www.diocesecriciuma.com.br/cinzashorarios-de-celebracoes

Você também pode gostar