Notícias de Criciúma e Região

Prefeitura de Criciúma lança site para serviços do IPTU de 2019

Otimizar processos e auxiliar os contribuintes a acessarem os serviços relacionados ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019. Esses são alguns dos objetivos do site www.criciuma.sc.gov.br/iptu2019, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Criciúma e disponibilizado nessa segunda-feira (14).

Na página eletrônica é possível emitir carnês para o pagamento do IPTU, consultar o valor da Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos (TCDRS), conferir os critérios para isenção do pagamento e as novidades impostas para 2019, entre outros recursos. Para auxiliar aposentados, pensionistas e famílias de baixa renda, o site disponibiliza as regras e os documentos necessários para o requerimento de isenção do tributo municipal.

Pagamento até o dia 28 de fevereiro

Os contribuintes que pretendem pagar o IPTU em cota única têm até o dia 28 de fevereiro para efetuar o pagamento. Já os contribuintes com direito à isenção do imposto podem solicitar o benefício até o dia 29 de março, no setor de Arrecadação, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Em locais físicos, os carnês do IPTU estão disponíveis no setor de Arrecadação da Prefeitura de Criciúma, na sede do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma e nas Subprefeituras do Rio Maina, Quarta Linha e Santa Luzia. Os órgãos atendem de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

Parcelado em até 10 vezes

Semelhante a 2018, o Governo de Criciúma concede a oportunidade de parcelar o IPTU em até 10 vezes. A parcela mínima é R$ 100.

Taxa de lixo na fatura de água

Uma das novidades adotadas a partir de 2019 em Criciúma é a cobrança da taxa de lixo na fatura de água da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), entidade conveniada com a Administração Municipal. A medida pretende diminuir a quantidade de inadimplentes.

“O valor da taxa de lixo será parcelado em 12 vezes na conta de água, beneficiando os contribuintes. Hoje, o índice de inadimplentes supera 20% em Criciúma. Já os níveis históricos de inadimplentes da Casan se aproximam de 3%. Nós melhoramos a forma de cobrança sem aumentar o valor do tributo municipal”, ressalta Cardoso

Você também pode gostar