Por: Carlos Filipe | 06/02/2019

O prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, foi eleito por aclamação, o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC (CISAMREC), nessa quarta-feira (6), em assembléia geral realizada na ACIC. A vice-presidência ficou com o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo e o prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, como Secretário. Dimas Kammer deixa a presidência, depois de dois anos no cargo, realizando como último ato, o lançamento do site do Consórcio.

O prefeito de Siderópolis em seu discurso de posse falou na captação de recursos. “Precisamos ir em busca de emendas parlamentares para área da saúde”, afirmou. Alemão engrandeceu a credibilidade do Consórcio, junto aos fornecedores e a qualidade dos serviços oferecidos a população. A diretoria do consórcio ainda terá os prefeitos de Içara, Morro da Fumaça e Orleans, respectivamente, Murialdo Gastaldon, Noi Coral e Jorge Koch, que ficam como conselheiros.

O prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, que fez o lançamento do site do Consórcio, como último ato, disse que a ferramenta atende uma recomendação do Ministério Público, conforme a lei de acesso a informação. “Através do nosso site, o CISAMREC transparencia todas as ações aos entes consorciados e para todos os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse. Ele ainda lembrou dos bom números apresentando pelo Consórcio, que gerou no último ano uma economia de mais de 53%, aos 12 municípios da região, entre medicamentos, consultas e procedimentos. “Os prefeitos estão contando moedas. Temos uma economia de mais de 10 milhões só na compra de medicamentos através do Consórcio. Isso é de grande importância. Temos mais dinheiro para investir, para ampliar o atendimento na área da saúde”, comenta o prefeito de Forquilhinha.

O eleito vice-presidente do Consórcio e prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, deu depoimento, falando das vantagens e lembrando das dificuldades da gestão da saúde antes da existência do Consórcio. “Se não existisse o Consórcio os prefeitos não teriam como atender a demanda dos municípios”, afirmou Frigo.

O diretor executivo do CISAMREC, Roque Salvan, explica que o site do Consórcio, comentou Roque. Hoje o CISAMREC, gera uma economia de 53%, aos 12 municípios da região, que são consorciados, na compra de medicamentos, procedimentos e consultas.