Notícias de Criciúma e Região

Policiamento para a cidade

Um requerimento em conjunto solicitando ao Governador do Estado, a reposição do efetivo do 9º Batalhão da Polícia Militar em Criciúma. Esta foi a solicitação feita pelos vereadores de Criciúma, na sessão desta segunda-feira, 6. Conforme os parlamentares, o Batalhão vem sofrendo grave e constante queda, fato que tem se agravado nos últimos anos, acumulando um déficit de 41 Policiais Militares em nossa cidade. Segundo ele, o efetivo pode ser composto com pelo menos 41 dos novos policiais militares que findarão sua formação em dezembro de 2017.

“Por conta do Curso de Formação de Oficiais e Curso de Formação de Sargentos, 25 Cabos e Soldados do 9º Batalhão da PM deverão se dirigir a Florianópolis nos próximos meses. A situação de falta de policiais vai se agravar com 16 pedidos de transferência para Reserva Remunerada que aportarão no Quartel nos próximos dois anos, perdas estas com reposição improvável, pois não existe perspectiva de novos Cursos de Formação de Soldados. A dramática redução do efetivo da Polícia Militar de Criciúma pode alcançar a marca de 200 profissionais, menor marca do 9º Batalhão nos anos 2000”, disseram.

De acordo com os vereadores, está visível diminuição do quantitativo, aliada à carência de novas viaturas, já repercutiu no desaparecimento da presença policial nas ruas, incrementando consideravelmente a sensação de insegurança em Criciúma, como se observa.

 ANO  

2014

 

2017

 

EFETIVO

 

267

 

241

 

VIATURAS

OPERACIONAIS

 

13

 

07

 

VIATURAS COMUNITÁRIAS

 

12

 

06

 

*Dados de 06/10/2017

 

Colégio Policial Militar

A efetiva instalação do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, em Criciúma, que vai atender turmas do 5° ano do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio, também esteve em pauta.  “A Região Sul espera ansiosa pela criação do Colégio Militar, equiparando Criciúma a Florianópolis e Lages – cidades catarinenses que já têm unidades, assim como a Joinville e Blumenau, próximas contempladas. Nada mais justo, esta Casa Legislativa rogar, ao Senhor Governador de Santa Catarina, implantação desta instituição de ensino de tal relevância e importância, que fará a diferença na educação de Criciúma e na formação de nossas crianças e adolescentes”, comentaram os edis.

As duas proposições foram aprovadas por unanimidade.

 

Você também pode gostar