Notícias de Criciúma e Região

Parabéns Treviso, pelos 23 anos de emancipação político-administrativa

Treviso tem a sua colonização feita predominantemente por imigrantes italianos e preserva até hoje a cultura de seus colonizadores. Após plebiscito, no dia 8 de julho de 1995, o município se emancipou da cidade vizinha, Siderópolis, e em 1996 realizou sua primeira eleição, elegendo Jaimir Comin como prefeito.

Hoje com aproximadamente 4,8 mil habitantes, possui a extração do carvão mineral como principal atividade econômica, destacando-se, também, na agricultura e pecuária. Possui um potencial turístico elevado, pois se localiza ao pé da serra e é protagonista de belas paisagens naturais, ideal para o turismo de aventura e ecológico.

Para comemorar os 23 anos de emancipação político-administrativa da cidade, Treviso terá dois eventos. O primeiro aconteceu na sexta-feira, com a abertura da Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Esperança e início das atividades na segunda-feira, dia 9.

“Essa unidade contará com todos os atendimentos básicos, com clínicos gerais, dentista, sala de vacina, enfermagem e farmácia. Isso irá aproximar o serviço do cidadão e também ajudará a diluir o fluxo dos mais de dez mil atendimentos realizados na Unidade Central, que continua com a oferta de especialistas”, relata o prefeito Jaimir Comin.

Neste sábado, as comemorações continuam com a escolha da Corte Jovem da X Festa do Colono. O evento será realizado no Ginásio de Esportes Municipal Clóvis Bernardini, com início às 20h. Além da eleição da rainha e princesas, haverá atrações culturais e show com a banda gaúcha Os Reis do Fandango. A organização é da Administração Municipal em parceria com a Promoção de Assistência Social de Treviso (Proast). A entrada é franca.

“Queremos convidar a todos para que prestigiem a escolha da Corte Jovem neste sábado e comemorem conosco os nossos 23 anos de emancipação. Nessa mesma noite iremos anunciar a nova data de realização da X Festa do Colono, que tivemos que adiar devido às consequências da paralisação dos caminhoneiros, mas que será realizada” informa o vice-prefeito Rodrigo Fenili, o Birilo.

Município em ascensão

De acordo com o prefeito, Treviso está em ascensão e tem conquistas importantes para comemorar nesse aniversário. “Recebemos nesse ano a notícia de que tivemos o maior crescimento econômico de toda a Amrec nos dados referentes a 2017, e essa é uma informação que reflete em benefícios para toda a população, pois receberemos um recurso maior de ICMS em 2019, dinheiro que será investido em serviços públicos”, garante o prefeito.

“Também estamos zerando a fila de consultas e exames do ano de 2016, pessoas que estavam esperando por esses procedimentos agora finalmente serão atendidas. Além disso, iniciamos a compra de um aparelho de ultrassonografia e, após o processo administrativo de compra, não precisaremos mais enviar nossos pacientes para outros municípios para fazer esse tipo de exame. Na área da educação foram ofertados, somente nesse primeiro semestre, 250 horas de cursos para os professores e equipe técnica, o que resulta em educadores mais preparados, atualizados e motivados a ensinar e formar os nossos alunos”, enumera Comin.

Além disso, conforme o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Treviso, Valmir Massiroli, uma das áreas em que Treviso mais cresce é o turismo, isso devido às paisagens espetaculares que a natureza nos proporciona aqui. “Aliadas ao incentivo que está sendo dado por parte do poder público municipal e ao entusiasmo de empreendedores que apostam no município. Todos os anos cresce o número de visitantes que buscam Treviso pelo turismo rural, sustentável e de aventura e a nossa missão é fazer com que essa realidade se torne cada vez mais concreta, com a cidade despontando e se destacando no setor”, fala satisfeito.

Morador de Siderópolis e proprietário de um comércio em Treviso, Mauro Lucian Fernandes, considera o município com um grande potencial econômico e de desenvolvimento. “Tenho como objetivo prestar qualidade nos serviços, excelente atendimento, agilidade na entrega, e claro, ter preços acessíveis. E vi em Treviso essa demanda. Visto que é uma cidade pequena com poder aquisitivo alto e por ser um povo bastante acolhedor”, finaliza.

 

 

 

 

Você também pode gostar