Notícias de Criciúma e Região

Orquídeas premiadas

São de Içara as diferentes orquídeas premiadas nos últimos eventos do circuito de colecionadores do Estado de Santa Catarina. Na comunidade de Vila Nova, interior do município, as plantas são cultivadas com amor e dedicação pelo orquidófilo José Carlos Budny. No último mês, o içarense teve plantas premiadas em mostras de Florianópolis e Palhoça, e no último final de semana, conquistou o troféu no 13ª Festival de Orquídeas, realizado em Orleans.

De acordo com Budny, a orquídea vencedora em Orleans é a Laélia Purpurata, planta símbolo do Estado de Santa Catarina. “Foi uma planta bastante exportada entre as décadas de 1920 e 1940, o que deu a Santa Catarina o título de maior exportadora de orquídeas do país”, explicou.

Diferente das espécies comercializadas nos supermercados e floriculturas, que florescem mais rápido, a Laélia leva entre cinco e seis anos para florescer pela primeira vez, e depois, floresce todos os anos entre novembro e dezembro. “É um trabalho realizado com amor, horas de dedicação mas que gratifica. No caso da Laélia, utilizamos as melhores mudas, até chegarmos a este patamar de excelente qualidade”, destaca.

Premiação

Durante a exposição ocorrida em Orleans, juízes especializados fizeram julgamento das plantas expostas. De acordo com o produtor, a análise dura mais de três horas, com base no cultivo da orquídea, qualidade e beleza da flor. “A planta ganhadora não tem curvaturas, este é um dos aspectos que o colecionador/jurado olha. Para chegarmos a este patamar, há alto investimento e muito cuidado. A tendência ao encontrarmos a planta é ela estar torta, mas vamos fazendo cruzamentos até ficarem perfeitas”, detalha. Uma planta simples custa em torno de R$ 15, e a planta vencedora, que passou por vários processos de melhoramento, custa mais de R$ 1 mil.

Além do lilás, a planta também pode ser encontrada em diferentes tons de rosa.  “Chegamos na cor da planta vencedora com o melhoramento genético”, explicou.

O Festival de Orquídeas de Orleans reuniu aproximadamente duas mil plantas, com mais de  20 espécies de orquídeas e em torno de mil mudas dispostas para comercialização. O evento é um dos maiores do Brasil que envolvem a Laélia.

O orquidário da Família Budny também está na Rota de Turismo Rural de Içara. “Sempre incluímos o orquidário nos roteiros de excursões e grupos de outros Estados, pela beleza que encanta os olhos dos visitantes”, comentou o diretor de Turismo de Içara, Higor Robetti. Visitas podem ser agendadas pelo telefone 99974- 0492.

 

 

Você também pode gostar