Notícias de Criciúma e Região

Negligência e abandono são as principais violências contra idosos registradas em Içara

Dados do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Içara, dão conta que de outubro de 2018 até o momento, foram registrados 57 casos de violência contra a pessoa idosa no município.

Preocupado com esse número, a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal do Idoso, realizam na sexta-feira, 14, uma ação de conscientização sobre o assunto, a partir das 8 horas, no condomínio residencial Dona Ema, no bairro Tereza Cristina.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui 

Conforme a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Lúcia Zanoli Pizzetti, dos casos registrados em Içara, a maioria são por negligência e abandono. “A sociedade precisa entender que essas pessoas têm direitos e merecem envelhecer de forma digna, ativa e saudável”, relatou. “Queremos combater toda e qualquer forma de violência contra o idoso e fortalecer a ideia que as pessoas precisam de proteção e atenção para uma melhor qualidade de vida ao envelhecer”, reforçou a secretária de Assistência Social, Fabiana do Amaral.

Palestra

O evento será marcado por uma palestra com o psicólogo Sergio Gobbi, além de orientações sobre uso racional de medicamentos, alimentação adequada, saúde bucal, orientação sobre violação e garantia dos direitos da pessoa idosa, entre outros serviços. Ainda que o foco seja as 38 pessoas dessa faixa etária residentes no condomínio, o encontro está aberto à participação do público em geral.

No dia 15 de junho, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização a Violência Contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Rede Internacional de Prevenção a Violência à Pessoa Idosa.

Você também pode gostar