Por: Carlos Filipe | 21/06/2019

Depois de um outono com temperatura acima da média em Santa Catarina, principalmente no mês de junho, os catarinenses querem saber se o frio vem para ficar, no inverno que começou oficialmente às 12h54 dessa sexta-feira (21).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui 

De acordo com a previsão dos meteorologistas do Epagri Ciram, a nova estação deve ser mais quente do que o normal, mas podem ocorrem períodos de frio significativo com temperatura próxima de zero grau e até negativa, com formação de geada, nas áreas mais altas do Estado.

Ainda segundo os meteorologistas Gilsânia Cruz, Clóvis Correa e Marcelo Martins, as massas de ar frio, comuns nesta época do ano, devem ter rápido deslocamento pelo Sul do Brasil, deixando os períodos de frio mais curtos, alternando com dias mais aquecidos, por influência do fenômeno El Niño e possíveis bloqueios atmosféricos.

Com relação à chuva, a expectativa ainda é de volumes acima da média climática, apesar de o inverno ser a estação mais seca do ano. “São esperados períodos de chuva frequente, que podem elevar os totais mensais, mas também devem ocorrer períodos com pouca chuva no estado”, salientam os especialistas.