Notícias de Criciúma e Região

Inovações tecnológicas: Unesc amplia rede WiFi

A mobilidade urbana e o acesso as redes móveis e internet está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Pensando nisso, na agilidade das atividades e necessidade de conectividade e no bem-estar dos acadêmicos da Unesc, a Universidade renovou e ampliou a sua rede WiFi. Além disso, a partir de agora a Unesc participa da rede federada Eduroam (Education Roaming), que possibilita conectividade à rede de WiFi da Instituição em diversas instituições de mais de 90 países.

O projeto de ampliação e melhoria iniciou ainda no ano passado e a partir desta segunda-feira (25/2), quando iniciou o período de aulas, a nova rede WiFi já estava em pleno funcionamento. Anteriormente 70 antenas (pontos de acesso) estavam espalhadas pelo campus principal e pelo Iparque (Parque Tecnológico e Científico). Além dessa quantia substituída, foram adicionadas 190 antenas, totalizando em 260 antenas distribuídas na Universidade e Iparque. “Foi realizado um mapa de calor, que analisa e mede o alcance das antenas e a qualidade do sinal, o que ajudou o projeto para que o sinal chegasse em todas as áreas edificadas da Instituição”, explica o gerente do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), Rogério Antônio Casagrande.

De acordo com Casagrande, o objetivo das melhorias é oferecer um serviço de qualidade à comunidade acadêmica. “A ideia é oferecer o que existe de mais moderno em termos de conectividade, com um serviço de qualidade que favoreça a pesquisa, o ensino e a extensão e gestão universitária 24 horas por dia, tanto para professores, funcionários e acadêmicos quanto aqueles que nos visitam”, comenta.

A melhoria significativa também impacta em outros processos utilizados dentro da Universidade que necessitam da rede de WiFi. “Buscamos oferecer um bom serviço para toda a comunidade acadêmica, interna e externa, que utiliza da Internet, através dos celulares, notebooks e os próprios computadores, laboratórios e setores da Universidade”, acrescenta.

Visitantes também poderão acessar a rede, apenas realizando o “check-in” da Unesc na rede social ou um pequeno cadastro na rede WiFi específica para visitantes.

Eduroam

A partir de agora a Universidade participa da rede federada Eduroam, que oferece a comunidade acadêmica, alunos, professores e servidores acesso a rede de WiFi da sua instituição de ensino e pesquisa em diversas localidade do mundo. Disponível em mais de 90 países, para acessar a rede basta já ter um usuário de acesso da Unesc.

“Com o usuário da Unesc você pode acessar a Internet em Instituições de todo o mundo que estejam também ligadas a rede federada. Por exemplo, na Universidades do Porto em Portugal você consegue acessar a internet através do usuário da Unesc no Eduroam”, explica Casagrande.

Estudantes, palestrantes e congressistas de outras Instituições que visitam a Unesc também poderão acessar a rede através do Eduroam. Para saber todas as Instituições participantes da rede e mais informações sobre Eduroam, confira o link. (https://www.rnp.br/servicos/servicos-avancados/eduroam).

Você também pode gostar