NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

IncĂȘndios em residĂȘncias: vocĂȘ sabe evitar?

Nos Ășltimos dias, pelo menos cinco grandes incĂȘndios em residĂȘncias mobilizaram o Corpo de Bombeiros, no Sul Catarinense. AlĂ©m de danos e prejuĂ­zos que podem chegar Ă  casa dos milhares de reais, essas ocorrĂȘncias destroem documentos e fotos irrecuperĂĄveis e, mais que isso, podem deixar pessoas feridas ou atĂ© mesmo mortas. Por isso, os bombeiros repassam uma sĂ©rie de orientaçÔes sobre como evitar esses casos.

A cada incĂȘndio, o local Ă© periciado por uma equipe especializada, a fim de identificar o que provocou as chamas. “Mais de 60% dos casos ocorrem em residĂȘncias. Nossa DivisĂŁo de PerĂ­cias relacionou as principais causas e, na maioria, a origem Ă© interferĂȘncia humana, por dolo, negligĂȘncia, imprudĂȘncia ou imperĂ­cia”, comenta o tenente Arthur JĂșnior, frisando que problemas em instalaçÔes elĂ©tricas ou uso inadequado de eletrodomĂ©sticos sĂŁo lideram as estatĂ­sticas.

Algumas medidas simples podem evitar transtornos e destruição. “É importante conferir a situação da fiação elĂ©trica, principalmente em residĂȘncias construĂ­das hĂĄ muito tempo, com a instalação adequada Ă quela Ă©poca”, ressalta, lembrando que aparelhos que antes nĂŁo eram comuns, hoje estĂŁo em muitas casas. “Ar condicionado e aquecedor, em sistemas nĂŁo preparados para esse consumo, levam Ă  sobrecarga, que pode causar um curto-circuito”, afirma.

Perigo na rede elétrica

Os chamados T’s ou benjamins tambĂ©m podem causar problemas. “Eles fazem com que uma quantidade grande de energia circule por um fio que nĂŁo tem essa capacidade. É preciso alertar para que as pessoas tomem atitudes preventivas em relação Ă  segurança contra incĂȘndios”, salienta, destacando que uma tomada em mau estado tambĂ©m representa perigo. “O uso incorreto de um fogĂŁo a lenha tambĂ©m pode iniciar um incĂȘndio de grandes proporçÔes”, considera.

O uso do GĂĄs Liquefeito de PetrĂłleo (GLP), mais conhecido como gĂĄs de cozinha, tambĂ©m exige cuidados. “Recomendamos que seja instalado do lado de fora, num abrigo ventilado, para que nĂŁo haja vazamento no interior da residĂȘncia”, conclui o tenente.

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar