Notícias de Criciúma e Região

Inaugurada loja no formato smart

Desde a quinta-feira, 18, o Nações Shopping conta com a primeira loja da Via Varejo, administradora das redes Casas Bahia e Pontofrio, no novo formato de lojas físicas, chamado Smart.  Trata-se de um novo modelo com maior integração dos ambientes online e físico. Nelas os clientes poderão utilizar, por exemplo, totens touchscreen para acessar o catálogo de outros produtos que não estão em exposição, bem como informações adicionais do item pretendido pelo consumidor. O novo formato integrado também permite aos assessores de vendas consultarem o histórico dos produtos pesquisados pelo cliente nos sites ou em outras lojas da rede, realizando um atendimento mais exclusivo.

A tecnologia empregada na loja também poderá ser percebida pelos clientes com o sistema de realidade virtual para móveis, no qual o cliente poderá simular ambientes e objetos virtualmente, visualizados por meio de óculos de projeção. Nesta ferramenta é possível escolher cores, tamanhos e formatos dos móveis. Esta ferramenta estará disponível a partir do mês de fevereiro.

Menores do que as do formato atual, as lojas smarts têm tamanhos que variam entre 300 e 800 metros, com maior otimização dos produtos expostos, priorizando as principais categorias e os itens com maior giro de vendas, além da aplicação de novas tecnologias para demonstração de produtos não expostos fisicamente nas lojas.

Outra novidade é o novo modelo de atendimento multi-skill, no qual assessores de vendas vão acompanhar a jornada de compra dos clientes desde a apresentação dos produtos, até o pagamento, proporcionando um atendimento mais personalizado e uma melhor experiência de compra. Atualmente, o cliente pode interagir com até quatro pessoas: vendedor, crediário, caixa e estoque. “O formato Smart permitirá à empresa levar as bandeiras Casas Bahia e Pontofrio para regiões em que as redes ainda não estão presentes, ou mesmo saturar mercados em que já possuímos presença, ao mesmo tempo em que oferecem uma experiência de compra aos clientes com maior integração dos ambientes online e físico, aumentando ainda mais as possibilidades para Retira Rápido (compra no site para retirar na loja), atendendo a um comportamento de compras cada vez mais multicanal”, explica Paulo Naliato, diretor executivo de Lojas Físicas da Via Varejo.

O novo formato contará ainda com wi-fi gratuito, no qual os clientes terão à disposição banda larga de grande escala, facilitando a experimentação streaming de TV’s Smart, smartphones e games. As unidades também vão contar com antenas espalhadas pela loja que vão se comunicar com um software de mapa de calor e consolidará informações sobre o comportamento de circulação e compra dos consumidores que estiverem com o Wi-Fi do smartphone ligado.

“No antigo formato, precisávamos de unidades fisicamente grandes e que tinham custos mais elevados, fazendo com que buscássemos, geralmente, regiões maiores para que garantíssemos rentabilidade. Agora, com o modelo smart, poderemos implementar lojas mais enxutas, e levar nossas bandeiras para novos mercados e marcar ainda mais nossa presença em diversas locais do Brasil”, afirma Naliato.

Você também pode gostar