Notícias de Criciúma e Região

Içara disponibiliza atendimento em Braille

Atendimento em educação baseado na inclusão social, esse é um dos objetivos do Governo Municipal de Içara, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O setor de Atendimento Educacional Especializado oferece o sistema Braille para alfabetização dos alunos. Atualmente em toda rede municipal somente o aluno Pedro Leite Moreira Marcelino recebe a alfabetização em Braille. Ele é aluno do segundo ano do Ensino Fundamental na escola Alaíde Tabalipa, bairro Esplanada.

De acordo com a coordenadora da Educação Especial, Marlene Casagrande, o aluno vem apresentando uma evolução considerável ao longo das aulas. “Ele tem se mostrado muito dedicado, inclusive já conseguindo fazer leitura através do sistema. Não importa a dificuldade que nossos alunos apresentem, o importante é ofertar o recurso necessário para que alcance o sucesso na vida escolar e no dia a dia”, explanou.

Marlene afirma que em caso de necessidade de ampliação de atendimento a alunos com essa deficiência, o município tem totais condições e está preparado. “No próximo dia 8 é celebrado o Dia Nacional do Sistema Braille e nosso objetivo é divulgar nosso atendimento e conscientizar a população sobre a importância de políticas públicas para inclusão de pessoas cegas no sistema educacional”, concluiu.

De acordo com a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, o município disponibiliza de equipamentos que auxiliam na alfabetização pelo sistema Braille desde 2015. “Desde então temos tido esse olhar mais atencioso para esse tipo de aluno, nesse caso especifico a questão da cegueira, nosso objetivo é nos empenhar ao máximo para atender a necessidade individual de cada aluno”, comentou.

O Dia Nacional do Sistema Braille foi criado em homenagem a José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego no Brasil, à data é comemorada no dia 8 de abril. Já o Sistema Braille criado pelo francês Louis Braille no ano de 1827, é uma combinação de seis pontos em relevo muito importante para alfabetização de pessoas cegas.

Você também pode gostar