Notícias de Criciúma e Região

Hospital do SUS teria feito quimioterapia em pacientes sem câncer

A Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (SUS) investigou denúncia da diretoria do Hospital Regional de Cáceres, em Mato Grosso, de suspeita de irregularidades na execução dos serviços de oncologia na unidade de saúde, de junho de 2012 a agosto de 2017. Os serviços eram terceirizados e prestados pela Associação Congregação de Santa Catarina e M.M.S Serviços de Saúde LTDA.

O relatório apontou fraude. Os auditores identificaram cobrança por procedimentos quimioterápicos sem a devida comprovação de que tenham sido realizados procedimentos em quantidades superiores ao que estava previsto no contrato.

Este mês, as auditorias entraram em uma nova fase. A Controladoria-Geral de Mato Grosso iniciou o trabalho de aprofundar as investigações, inclusive, se cirurgias e sessões de quimioterapia foram realizadas em pacientes saudáveis.

O secretário Controlador-Geral do Estado, Emerson Hayashida detalha o que está sendo feito nesta fase das investigações.

Pacientes que tenham sido atendidos no Hospital Regional de Cáceres podem ajudar nos trabalhos da auditoria, destaca o controlador-geral de Mato Grosso.

O trabalho deve ser concluído até o início de maio.

Duas sindicâncias no Conselho Regional de Medicina (CRM) investigam a participação de 16 médicos nas fraudes. De acordo com o CRM de Mato Grosso, a primeira, aberta em janeiro de 2018, está em fase de conclusão. O relatório será submetido à Comissão de Ética do conselho, nos próximos dias.

Você também pode gostar