Por: Litoral Sul | 26/03/2019

Conhecer melhor as espécies de plantas que estão surgindo nas áreas em recuperação pelo setor carbonífero é uma das propostas do guia ilustrado da flora que está sendo desenvolvido na Satc. A iniciativa partiu do biólogo e pesquisador Mauro Zavarize e será lançada em 2019. “Mais que um documento, o guia também irá auxiliar os profissionais que atuam na área de recuperação ambiental e estudantes para que tenham conhecimento do tema”, afirmou.

O projeto de Zavarize é um dos que integram o edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). São 17 no total que estão em andamento na Satc, envolvendo professores pesquisadores e bolsistas. “Foram aprovados projetos que tenham afinidade com o setor carbonífero”, ressaltou o coordenador do Centro Tecnológico da Satc (CTSatc) Luciano Bilessimo.

O guia ilustrado trará espécies arbóreas que regeneram de forma espontânea nas áreas em recuperação. “Fazemos o monitoramento dessas áreas e observamos que muitas espécies surgem. Um aspecto interessante é entender como elas – no caso as sementes – chegam, se pelo vento ou por animais”, ponderou Zavarize.

Com fotos coloridas e as especificações técnicas, o guia é um documento de auxílio à pesquisa. Desenvolvido pelo acadêmico de Design da Faculdade Satc, Gustavo Medeiros Savi, a publicação se tornará um e-book, sendo disponibilizada gratuitamente. “Gostei muito de poder participar desse projeto. Muita coisa, dentro dos conhecimentos do Design, eu já sabia, mas a parte técnica, de ilustração na área da botânica, foi algo totalmente novo”, afirmou.

O material está sendo finalizado e já possui 50 páginas, apresentando 25 espécies da flora regional. O livro será disponibilizado online para acesso do público interessado e de pesquisadores.