Por: Carlos Filipe | 20/05/2019

A cidade de Gravatal está na vanguarda quando o assunto é “Pensar o Turismo Regional” no Sul do Estado. O município reuniu, na última semana, jornalistas de várias partes de Santa Catarina para o 13º Fórum Estadual de Turismo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet–SC). Os jornalistas ficaram reunidos de terça a sexta-feira, nos Hotéis Internacional, Thermas e Cabanas.

 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui 

Participaram do fórum, além dos jornalistas, o presidente das Abrajets, Gilberto Gonçalves dos Santos (SC), Jean Féder (PR),  Jose Carlos Mello D’ávila (RS) e o – presidente da nacional – Evandro Novak. Além deles, o prefeito de Gravatal, Edvaldo Bez de Oliveira, secretário de Turismo de Gravatal, Antenor Turazi, presidente do Conselho Municipal de Turismo, Pedro Zapellini, diretor de Marketing da Santur, Rafael Fernandes e a diretora do Hotel Internacional de Gravatal, Ná Menegari, que fez uma apresentação sobre o assunto.

Da Serra às baleias, foco no regional

Uma das falas que marcou o evento foi do presidente do Conselho de Turismo, Pedro Zapellini, que também é o diretor administrativo do Hotel Internacional. “Antes nós divulgávamos os hotéis e suas estruturas nos eventos que participávamos Brasil afora. Hoje, “vendemos” a Região Sul. Apresentamos nos eventos a Serra Catarinense, as Baleias de Imbituba, a gastronomia de Nova Veneza o turismo religioso de Içara e, óbvio, a nossa água termal que é melhor do mundo e a primeira do Brasil. Num raio de 100 quilômetros, temos tudo que um destino pode oferecer, lazer, negócios, belezas naturais e precisamos nos unir. Por isso, este fórum da Abrajet é importante. Queremos que os jornalistas levem essas informações para as suas regiões”, enfatizou.

Na mesma linha seguiu o prefeito municipal. “É muito importante receber os jornalistas, pois temos que destacar essa qualidade regional do Sul. A participação da imprensa é muito importante para divulgar esses roteiros e Gravatal”, comentou.  O secretário de Turismo disse que faz parte da cidade receber bem. “Turismo não é apenas diversão e descanso. Para proporcionar isso, tem um trabalho árduo de vários profissionais das mais diversas áreas”, contou.

No final do Fórum, Ná Menegali apresentou os potenciais de Gravatal unidos aos atrativos do Sul. “A divulgação regional é para mostrar, lá fora, que aqui temos grandes atrativos. Santa Catarina é conhecida pelas suas belas praias mas, no Sul, temos potenciais que precisam ser promovidos”, finalizou.

Posse da nova diretoria

O Presidente da Abrajet – SC, Gilberto Gonçalves, destacou o evento e o fato de ter trazido para o Sul a 13ª edição do Fórum Estadual de Turismo. “Nossa entidade tem 35 anos e sempre com o foco de divulgar e promover os destinos turísticos. Não tenham dúvidas que os participantes levam para suas regiões um farto material sobre a cidade e região para divulgar”, comentou.

Já o presidente nacional da Abrajet, Evandro Novack, lembrou que há 10 anos que entrou na Abrajet e que foi em Gravatal que assinou sua ficha na associação. “Nosso objetivo  é potencializar o nosso trabalho e o turismo, mostrando ao Brasil que turismo em Santa Catarina não é apenas no Litoral. Quero desejar sucesso ao Gilberto, que assume Santa Catarina e pode contar comigo porque as Abrajets dos Estados serão tratadas de forma diferente”, ressaltou.

Nova diretoria da Abrajet-SC

Presidente: Gilberto  Gonçalves dos Santos

Vice-presidente: Maely Aparecida Ribeiro da Silva

Diretora secretária: Silvia Novaski

2ª secretária: Tatiana Dorneles

Diretor tesoureiro: Adélcio Machado dos Santos

2º tesoureiro: Paulo Silva

Diretor de Assuntos Institucionais: Sandro De Mattia

Diretor de Patrimônio: Nereu Lopes De Lima

Conselho de Ética: Sandro De Mattia e Paulo Silva

Conselho Fiscal: Mauro Fiuzza e Carlos Alberto Alves

Suplentes Conselho Fiscal: Nereu Lopes de Lima e Wilson Cesar Malinoski