Por: Carlos Filipe | 15/12/2018

Prestes a completar seus 78 anos de fundação, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que congrega 25 comunidades nos municípios de Forquilhinha e Criciúma, passa a escrever um novo capítulo de sua história. Fundada em 21 de dezembro de 1940, a Paróquia foi sempre conduzida pela Ordem dos Freis Franciscanos e, agora, na presença dos superiores da Fraternidade Franciscana Sagrado Coração de Jesus, será entregue à Diocese de Criciúma, para ser dirigida por padres diocesanos.

A celebração de entrega será realizada na segunda-feira (17), às 19h30, na Igreja Matriz, e será presidida por Dom Jacinto Inacio Flach. A missa será em agradecimento por todo o trabalho e serviço oferecidos pelos freis franciscanos, desde os primórdios da caminhada paroquial, que agora se despedem e seguem para novas missões. Atualmente, a Paróquia tem como pároco o Frei Ivo Müller e vigários os freis Ricardo Backes, Osvaldo Lino Luiz e João Lopes da Silva.

No dia 29 de dezembro, às 19 horas, será então celebrada a missa com o início da nova missão do futuro pároco, padre Pedro Paulo Custódio, antes religioso do instituto Filhos do Amor Misericordioso, agora incardinado na Diocese de Criciúma. Padre Pêca, como é chamado, atualmente é vigário paroquial na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Lauro Müller, desde o início de 2018. Com ele, assumem a missão de vigários paroquiais os padres Jiovani Manique Barreto e Samuel Colombo Pirola, atualmente vigários na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga.