Por: Litoral Sul | 03/05/2018

Mulheres reais e suas histórias de maternidade são o tema da exposição Mães Reais, aberta oficialmente na noite de ontem, no Shopping Della, em Criciúma. Quinze mães foram selecionadas para compartilharem suas histórias e também posarem para as lentes da fotógrafa Dani Antunes. O resultado do trabalho está exposto pelos corredores do empreendimento em 14 fotos impressas em tecidos, acompanhadas do título de cada um dos depoimentos e de um QR Code que direciona ao site onde estão as histórias de cada uma.

Uma delas é a história de Elaine Venâncio, que estava grávida de seis meses quando aconteceu uma explosão em seu apartamento. “Consegui me manter consciente e procurei sair de lá o mais rápido possível. Descobri ali o meu instinto materno. Só pensava em sair e manter minha filha viva”, explica. Ela teve 35% do corpo queimado, ficou internada por 17 dias, teve sua filha durante o processo de recuperação e ainda com dores em função das queimaduras.

“Nos primeiros dias de vida dela já percebi que uma mãe faz qualquer sacrifício por um filho”, explica Paula Aléssio, outra mãe que posou para a exposição, relembrando o nascimento de sua filha. Sua gravidez iniciou tranquila, mas depois apresentou complicações e se tornou de risco resultando em um parto prematuro. Após o nascimento, houve complicações e a criança precisou ser reanimada após parada cardíaca. “Mesmo ficando desacordada por algumas horas, Alice não sofreu nenhuma sequela. Sempre tive certeza que minha filha sairia com vida do hospital”.

O amor incondicional pelos filhos é o que une as histórias de mães jovens, adoção, complicações na gravidez, mães solo, maternidade tardia, entre outras.  Os depoimentos das mulheres que posaram para a exposição também podem ser encontrados em www.shoppingdella.com.br/blog. A exposição fotográfica, que pode ser conferida no Shopping Della até o dia 12 de maio, é uma realização do shopping em parceria com a Alfa Comunicação Empresarial e Dani Antunes – Fotógrafa de Mulheres Reais.