Por: Litoral Sul | 10/05/2019

“O meu herói tem superpoderes, tem vilões, tudo o que um herói precisa ter”, garantiu Manuela dos Santos Uggioni, aluna do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. O herói de quem ela fala é o Planeta Terra, e foi apresentado no texto vencedor do 2º lugar da etapa Estadual do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal (UPU) 2019, coordenado no Brasil pelos Correios. A UPU é uma instituição suíça. O tema da edição deste ano foi “Escreva uma carta sobre o seu herói”.

Para responder à proposta do concurso de forma criativa, Manuela colocou o Planeta Terra como herói não só dela, mas de todos os seres vivos. “Queria algo fora do comum, pedi ajuda para minha família e acabamos decidindo por esta ideia”, expôs a estudante.

Como poderes, o Planeta Terra conta com a fotossíntese, além de outros processos naturais que garantem o bem-estar e a vida terrestre. “O herói tem poderes que fazem o bem”, explicou a menina. Já a galeria de antagonistas do Planeta Terra conta com grandes ameaças a serem enfrentadas. “A poluição e o desmatamento são alguns dos vilões”, disse a autora do texto premiado.

 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Click Aqui 

A mãe de Manuela, Andréia Pereira dos Santos Uggioni, comemorou o bom resultado. “A família ficou muito feliz com o resultado e com a alegria dela pela conquista. É fruto do esforço dela”, parabenizou. Andréia também agradeceu o apoio do Colégio Unesc no resultado. “Foi aqui que a Manuela aprendeu a acreditar na capacidade dela com aluna, foi incentivada”, afirmou a mãe.

Proposta pedagógica

O concurso busca melhorar a escrita, além de incentivar a criatividade e aprimorar os conhecimentos linguísticos das crianças e adolescentes participantes. “Como o regulamento exigia que o texto fosse escrito em forma de carta, introduzi o meu herói como se estivesse apresentando-o para quem recebe a carta”, colocou Manuela, referindo-se ao aprimoramento de escrita e linguagem proporcionado pelo concurso.

O texto também conta com uma pitada de mistério. “O leitor vai conhecendo o herói e só no final descobre que é o Planeta Terra”, complementou.

Como prêmio pela segunda colocação estadual, Manuela ganhou R$ 1 mil, enquanto o Colégio Unesc recebeu R$ 1,5 mil. “Estamos felizes pela classificação de nossa aluna e pela dedicação da professora Thayse de Fáveri Giusti pelo incentivo e acompanhamento no processo até o envio da carta”, comemorou a diretora da instituição de ensino, Marlene Pires.

“Ficamos muito orgulhosos, a criatividade da Manuela nos surpreendeu! Participar de concursos como esse é muito importante para o processo de ensino e aprendizagem, além de trabalhar questões da leitura e escrita proporciona reflexões importante que contribuem para a formação integração de nossos alunos”, acrescentou a coordenadora pedagógica, Carina de Freitas.