Por: Litoral Sul | 08/07/2019

Com experiência de 18 anos em sala de aula, o professor da rede estadual de ensino e biólogo, Marcello Zapelini da Rosa, 50 anos, está deixando o universo infantil mais divertido. Com especialização em Meio Ambiente e Legislação Ambiental, é um apaixonado por literatura, já escreveu nove livros, destes oito com histórias críticas e ecológicas. Todos com ilustrações do Estúdio Tanuki de Criciúma.

“Escrever para crianças é um verdadeiro convite para se aproximarem mais da natureza. A consciência ambiental começa por elas”, considera.

A sua obra infantil mais recente – O Peralta em O elefante Bóris- que aborda maus tratos contra animais foi lançada em maio. Além desse, outros livros com personagens interessantes, se destacam no repertório do escritor, a Baleia Bartolomeu, os Gambás, Pumas, Botos e outros também fazem parte de seu acervo.

Livros se transformam em curtas-metragens

Contos e poemas para adultos também fazem parte do universo literário de Marcello. De seus nove livros de contos e poemas publicados, seis foram baseados em suas histórias para produzir curtas-metragens.

“Adoro cinema, assisto por semana em torno de quatro filmes. Gosto dos europeus, romenos entre outros estilos”, destaca.  “Retina”, é sua última publicação formada por poemas que refletem questões cotidianas.

Marcello conta que faz dez anos que resolveu mostrar seu trabalho que ele mesmo patrocina. “Consegui publicar alguns, mas ainda tenho mais de 70 histórias infantis guardadas, que ainda espero lançar ”, aposta.