Por: Litoral Sul | 12/03/2019

Orientar, fiscalizar e atender denúncias do consumidor. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma estará na Praça Nereu Ramos, nesta sexta-feira, 15, das 10h às 18h, Dia Internacional do Consumidor. A extensão do órgão ficará posicionada em frente à Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira.

De acordo com o coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle, o objetivo da ação é realizar um trabalho de prevenção, transmitindo conhecimento para os consumidores sobre os seus direitos. “Muitas vezes as pessoas só se interessam pelos seus direitos depois de algum problema que não conseguem resolver, por isso a importância de realizar esse evento”, explicou.

O Procon recebe hoje, aproximadamente 130 reclamações por dia com uma resolutividade de 95% dos casos. Em 2018 a média de reclamações era de apenas 62 atendimentos diários e 83% de resolutividade. As ações realizadas no ano passado zeraram os mais de 400 processos acumulados de 2014 a 2017.

Em Içara, os profissionais do Procon estarão a partir das 9 horas, na Praça da Matriz São Donato. De acordo com a diretora executiva do Procon Içara, Karoline Calegari, a população terá um espaço para tirar dúvidas. “Estamos preparando atividades na praça, onde convidamos os consumidores para estar participando conosco e dos serviços que estaremos oferecendo”, comentou.

Quem passar pela praça, terá à disposição, atividades com orientações e palestras sobre o direito do consumidor, testes rápidos de saúde, além de poder tirar dúvidas sobre contabilidade e o imposto de renda, com uma parceria com o Sindicato dos Contabilistas (Sindicont).

Ainda durante as atividades, o Governo de Içara fará a entrega da expansão do projeto Içara Online, idealizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecom) por meio de recursos do fundo próprio. Além da democratização do acesso à internet nas regiões centrais do município, a ferramenta de importância social, cultural e econômica, facilitará o comércio e a prestação de serviços.