Por: Litoral Sul | 10/07/2019

Dados divulgados no relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informam que o número de painéis fotovoltaicos instalados no Brasil subiu de 23 em 2013 para 30.900 até o momento, sendo um terço de instalações de diferentes portes e dois terços instalações residenciais.

Na opinião da engenheira de Energia, Mariana Guerra, esse crescimento deve-se a mudança de percepção da população com relação a esse tipo de sistema. Segundo ela, hoje em dia as pessoas enxergam a energia solar fotovoltaica como um investimento, uma forma de ganhar dinheiro.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

“Apesar das vantagens já serem conhecidas a muito tempo, a relação custo-benefício dificultava a aquisição de sistemas devido ao elevado tempo de retorno do investimento. Atualmente, com a consolidação da tecnologia os custos reduziram consideravelmente, tanto dos produtos como da mão- de- obra, tornando assim a energia solar uma forma de investimento, não só por meio da economia na conta de luz, quanto na valorização do imóvel”, destaca.

Outras vantagens da energia solar para empresas e industrias:

Marketing verde: cada vez mais as pessoas estão se preocupando com o meio ambiente e com o futuro das próximas gerações. Sendo assim, muitos clientes se atentam a empresas que demonstram importância com questões ambientais. Portanto, outro benefício de utilizar energia solar nas empresas é a promoção da imagem do negócio.

Valorização do imóvel: o sistema solar fotovoltaico tem uma vida útil de 25 anos. Sendo assim, após o tempo de retorno do investimento, o cliente terá um imóvel autossuficiente em energia elétrica.

IPTU Verde: cinquenta e cinco municípios brasileiros já adotaram essa medida e muitos outros ainda irão adotar. O IPTU Verde nada mais é do que um desconto no valor do IPTU dado para empresas que implantam medidas sustentáveis, como a energia solar, em sua estrutura.