Notícias de Criciúma e Região

Empresas que preservam o meio ambiente e dão o destino correto para os resíduos sólidos são valorizadas

As empresas que contribuem com o meio ambiente separando da forma correta todo o resíduo produzido vão ser reconhecidas em Forquilhinha. O Governo Municipal, por meio da Fundação Ambiental (Fundaf), realiza na próxima quarta-feira, 5, a entrega da certificação e do selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, às 19h, no auditório da Casa Mãe Helena.

A iniciativa visa valorizar as empresas do município que preservam o meio ambiente e dão o destino correto para os resíduos sólidos. “Cuidar do meio ambiente é uma obrigação nossa como cidadão e reconhecer este esforço é gratificante para nós enquanto poder público”, lembra o prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer.

A certificação e a concessão do selo, estabelecido por lei municipal, serão entregues para três empresas que cumpriram com os requisitos previstos no edital. A BPM Pré Moldados, Dengo Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza e a Rampinelli Alimentos.

Uma comissão avaliou o cumprimento das normas ambientais a nível federal, estadual e municipal; a existência de um sistema de coleta seletiva implantado, a destinação adequada a 100% dos resíduos sólidos gerados, além de destinar os resíduos recicláveis à coleta seletiva municipal.

Em Forquilhinha, a coleta seletiva contribui com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acafor), que completou sete anos de atividades. O material arrecadado varia de 40 a 60 toneladas mês. “O município foi um dos primeiros da região a concluir o plano de gerenciamento de resíduos e a implantar um sistema integrado de coleta seletiva, promovendo a inclusão social dos catadores e suas famílias”, conclui a superintendente da Fundaf, Lilian Arns.

Você também pode gostar