Por: Litoral Sul | 31/07/2019

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente em Forquilhinha, com o prazo até fevereiro de 2020 para as empresas se adequarem. A iniciativa do Governo Municipal, com apoio da Fundação Ambiental (Fundaf) pretende atrair um grande número de empresários que assim como o município, se dedicam ao processo de preservação.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Forquilhinha foi uma das primeiras cidades da região a concluir o plano de gerenciamento de resíduos e a implantar um sistema integrado de coleta seletiva, promovendo a inclusão social dos catadores e suas famílias.

“Aqui, o que muitos encaram como lixo, é na verdade fonte de renda para pelo menos 13 famílias que sobrevivem da reciclagem do material recolhido nos bairros do município. O trabalho realizado pela Acafor serve de referência. Recebemos visitas constantes de municípios que querem conhecer melhor o Programa Municipal de Coleta Seletiva e, em muitos casos, implantar em outras cidades também uma associação como a nossa de catadores”, destacou a superintendente da FUNDAF, Lilian Arns.

O selo Empresa Amiga do Meio Ambiente foi criado em 2018. “Além de reconhecer o esforço e o empenho das empresas em preservar o meio ambiente, buscamos uma forma de contribuir com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis que completou sete anos de atividades neste ano”, salientou o prefeito Dimas Kammer.

O selo é destinado ao reconhecimento público de empresas, produtos e serviços que participem do programa de Coleta Seletiva. Uma forma de despertar na sociedade a discussão sobre a importância da participação no Programa Municipal de Coleta Seletiva e, ao mesmo tempo, apresentar as empresas comprometidas com a preservação ambiental e responsabilidade social.

Requisitos para o Selo Amiga do Meio Ambiente 2020

Nesta edição as empresas terão mais tempo para se enquadrarem nos requisitos para participar do processo. São eles:

I – cumprir integralmente as normas ambientais em nível federal, estadual e municipal;

II- manter um sistema de coleta seletiva;

III – destinar os resíduos recicláveis à Coleta Seletiva Municipal, que posteriormente destinada o material a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha – ACAFOR;

IV – deem destinação adequada a 100% (cem por cento) dos resíduos sólidos.

Os interessados em participar do processo, podem se inscrever na Fundação Ambiental Municipal de Forquilhinha – FUNDAF, que fica na Alameda Felipe Arns, nº 300, Centro. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3463 3039.

A documentação completa está disponível para download no link:  https://www.forquilhinha.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/126726