Notícias de Criciúma e Região

Dúvidas ortográficas são transformadas em jogos

Uma dificuldade transformada em oportunidade. Foi assim que os alunos dos 8º anos da Satc realizaram o projeto de Games de Ortografia. Observando dificuldades que estavam aparecendo em relação às escritas das palavras, a professora de Língua Portuguesa, Aida Jansen, propôs aos alunos que fossem produzidos jogos de tabuleiro que ajudariam nessa missão.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
“O projeto foi pensado, porque nas produções de texto os alunos tinham dificuldade com a escrita das palavras. Não sabiam se eram escritas com c, s, ss, ç, z ou até mesmo se “mau” com “u” ou “mal” com “l”. Para que o conteúdo de ortografia não fosse maçante, pensei em transformá-lo em jogos, aliado ao projeto global da escola de “Educar, inovar, transformar vidas””, explica a professora.

Com a ideia, os próprios alunos confeccionaram os jogos, usando material reciclável e criaram regras, chave de respostas, tabuleiros, peças e dados. Os jogos já estão sendo usados por outras turmas de séries anteriores. A ideia é doar, de acordo com a faixa etária, para uso do Ensino Fundamental I.
“Foi muito interessante. Os alunos que fizeram gostaram muito do resultado final e tiveram preocupação com a escrita correta, já que os jogos seriam usados com outras turmas. As turmas do 7º ano, que utilizaram se surpreenderam e perguntaram se os jogos tinham sido produzidos por alunos”, conta.

Você também pode gostar