Por: Litoral Sul | 05/04/2019

As obras de desassoreamento de trecho do Rio Turvo, custeado pelo Ministério da Integração Nacional continuam sendo realizadas, e além da limpeza, está acontecendo também a aplicação do Programa de Educação Ambiental. A proposta faz parte do processo licitatório e está sendo executada pela empresa vencedora logo nos primeiros dias de obra, quando foram aplicadas cinco palestras para crianças e moradores do bairro Vila Manenti, principal região beneficiada pela obra. Além de atividades para o plantio de árvore as margens do Rio.

Nesta semana, a engenheira Ambiental responsável pelo desassoreamento e contratada pela empresa Efetiva, retomou uma nova maratona de palestras, e desta vez, envolvendo as demais redes de ensino estadual e privada. O principal objetivo do programa é desenvolver ações que possam transparecer a eficiência da obra e a importância da mesma na sociedade. Desta forma, Andréia preferiu atender crianças e adolescentes com palestras, dinâmicas e distribuição de panfletos.

“A melhor forma de atingir a sociedade em que vivemos hoje é por meio das crianças, pois elas conseguem captar melhor a ideia e levam para casa, e lá elas acabam ensinando os pais e a família. Por isso, o programa é destinado as escolas, para que nossos alunos cresçam sabendo da importância do desassoreamento e mais ainda, sobre como cuidar e manter o que foi feito”, destacou Andréia.

Na terça e quarta-feira (dias 2 e 3) as escolas Satc e Jorge Schultz foram atendidas pela engenheira e aproximadamente 400 crianças participaram das atividades. Na próxima semana os mais de 300 alunos da Escola João Colodel estarão reunidos no Centro de Eventos para mais dois dias de palestras, e assim encerrando o programa e atendendo 100% toda a rede de ensino local.

“Mais importante do que a obra é a responsabilidade dos moradores em cuidar dos resultados. O Rio Turvo é o principal rio de nosso município, e um dos pontos turísticos também. Muitas famílias revivem este momento como algo especial, porque estão vendo o rio mais antigo ser limpo e desassoreado, então, nada melhor do que aprender a cuidar daqui em diante”, finalizou a engenheira Andreia.

Os panfletos produzidos e impresso pela empresa Efetiva juntamente com a engenheira serão distribuídos também nos bairros Vila Manenti e Cidade Alta.