Notícias de Criciúma e Região

Cuidados com a coluna devem ser redobrados no Verão e na praia

Para muitas pessoas, o Verão costuma coincidir com períodos de descanso, férias e temporadas ou viagens à praia. No entanto, o que deveria ser um momento de relaxamento pode virar uma dor de cabeça se alguns cuidados não forem tomados. Além da devida proteção contra o Sol e constante hidratação, também é fundamental dar atenção para as costas e a coluna.

Neste período, é comum carregar pesos como caixas térmicas, cadeiras de praia, entre outros objetos. A fisioterapeuta Gisseli Serafim, da Clínica Levittá – ITC Vertebral, de Criciúma, alerta que as pessoas precisam ter mais cuidado no momento de buscar a caixa térmica ou outro objeto, ou seja, o momento de agachar para alcançar o objeto que está no chão ou próximo dele.

“Elas devem fazer isso evitando dobrar a coluna. A forma correta é se aproximar o máximo possível do objeto, abaixar os quadris e dobrar os joelhos, ficando na posição de cócoras. Feito isso, a pessoa realiza o movimento de levantamento do peso”, orienta.

Na hora de carregar as cadeiras de praia também é importante estar atento ao volume que será carregado e aos movimentos para erguê-lo. Outra dica importante é evitar ficar períodos prolongados na mesma posição na cadeira de praia, intercalando com alongamentos e caminhadas.

Atividades físicas na praia

Como já citado pela fisioterapeuta, todo e qualquer tipo de atividade física que for realizado na areia da praia, até mesmo uma caminhada breve, deve ser feito com um calçado confortável, um par de tênis. “É importante que ele tenha um sistema de amortecimento, boa ventilação e seja na numeração correta para cada pessoa”, acrescenta.

Uma roupa leve e confortável, além de protetor solar e uma garrafinha de água, também são fundamentais. A profissional afirma que ter uma alimentação saudável e beber bastante água é muito importante para o bom funcionamento do organismo como um todo, pois o corpo humano é constituído por 70% de água e ela ajuda a hidratar as articulações, o que é importante para evitar processos degenerativos no futuro.

Você também pode gostar