Notícias de Criciúma e Região

Criciúma recebe primeiro Encontro Regional de Apoio ao Banco de Leite Humano

A Prefeitura de Criciúma, via Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), realiza nesta quinta-feira, 22, o 1° Encontro Regional de Apoio ao Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil de Santa Catarina (HMISC). O evento inicia às 13h30, no Auditório Ruy Hülse, na Unesc.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

De acordo com a coordenadora de alimentação e nutrição da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Paula Aguiar, o objetivo da iniciativa é enfatizar a importância da participação de todos durante o período de amamentação. “Para que seja possível o aleitamento materno como alimentação exclusiva nos primeiros seis meses é preciso que não apenas a mãe colabore, mas os familiares próximos, vizinhos, empresas e sociedade civil organizada”, salienta.

O encontro faz parte da programação do Agosto Dourado. No evento, haverá uma mesa redonda sobre a importância do leite humano na saúde da criança e do banco de leite do HMISC e do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, ministrada pelas enfermeiras Ioná Vieira Bez Birola e Glória Cardoso da Rosa, além da nutricionista Tamilis Borges.

A programação também contará com a divulgação da Unidade Básica de Saúde (UBS) vencedora do 2° concurso de Cartazes de Apoio ao Aleitamento Materno, confeccionados por agentes comunitários de cada unidade. A premiação deste ano será uma visita técnica ao Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas, em Joinville. No final do evento, será realizado 6º Mamaço.

Agosto Dourado

Durante este mês, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da criança. O tema mundial desse ano é ‘Capacite os Pais e Permita a Amamentação, Agora e no Futuro’.

“Os benefícios da amamentação vão muito além dos aspectos nutricionais. A amamentação exclusiva até o sexto mês reforça também a autoestima, inteligência, imunidade e a saúde emocional da criança, levando para a vida adulta. Também previne câncer de colo de útero e de mama depressão pós-parto, em mulheres”, afirma a coordenadora.

A participação dos profissionais da Saúde também é extremamente necessária. “Uma equipe de saúde acolhedora pode empoderar os pais, dialogando sobre vários aspectos do aleitamento materno, incluindo suas dúvidas, medos e crenças, dando informações e orientando nas eventuais dificuldades”, comenta Ana Paula.

Programação 

13h15: credenciamento

13h30: abertura

Das 14h às 14h20: A Importância da Saúde Humana na Saúde da Criança (enfermeira Ioná Vieira Bez Birola)

Das 14h20 às 14h40: Banco de Leite Humano do HMISC – Protocolo de acesso fluxos e rotina (nutricionista Tamilis Borges)

Das 14h40 às 15h: Banco de Leite Humano do HNSC – Experiência de trabalho com um banco de leite (enfermeira Glória Cardoso da Rosa)

Das 15h às 15h30: discussão de tema aberto ao público

15h30: premiação do 2° concurso de Cartazes de Apoio ao Aleitamento Materno

16h: 6º Mamaço

 

 

Você também pode gostar