Notícias de Criciúma e Região

Craque do futsal encerra carreira após vencer doença

O mundo do futsal possui um seleto grupo de heróis que guardam seus nomes na história da modalidade. Um desses personagens é Dovenir Domingues Neto, ou somente Neto. O mineiro de 36 anos tem seu nome marcado não só por marcar o gol do título da Copa do Mundo de 2012, na Tailândia, faltando apenas 19 segundos para o término da partida contra a Espanha, o que lhe rendeu a Bola de Ouro FIFA. Mas sim por ter vencido o maior adversário de sua grandiosa carreira, o câncer. Na última semana, o jogador anunciou que estará encerrando sua carreira e irá contar sua trajetória em palestras.

Neto comemorando o gol do título da Copa do Mundo de 2012 contra a Espanha, faltando apenas 19 segundos para o fim da decisão.

Neto descobriu um tumor no cérebro em janeiro de 2017, quando jogava no Cazaquistão. O fixo sofreu uma convulsão durante um treino do seu clube, o Kairat Almaty, e após realizar exames descobriu a doença. Semanas depois foi operado e os médicos descobriram outro tumor, agora no pulmão do jogador. Com todo o apoio dos familiares, amigos e jogadores do Brasil e do mundo, o defensor realizou o tratamento e conseguiu vencer a maior batalha de sua vida. Em seu Instagram, Neto comemorou a cura. “Saibam que recebi a maior benção da minha vida, corria o risco de perder a fala e os movimentos do meu lado direito, mas graças a Deus estou com todos os movimentos intactos”, agradeceu.

Através de seu Instagram, o jogador agradeceu todo o apoio recebido durante seu tratamento.

Após anunciar que voltaria ao futsal, o fixo foi contratado em julho pelo Sorocaba do craque Falcão. Pelo clube, os dois foram campeões da Liga Paulista. Após o término do contrato e apesar de ter recebido propostas de clubes do Brasil e da Europa, Neto decidiu na última semana que seus dias de jogador profissional acabaram.

Eleito três vezes melhor fixo da Liga Nacional em 2002, 2004 e 2011. Melhor fixo da Liga Espanhola de 2008. E com 165 jogos pela Seleção Brasileira, sendo o melhor jogador da Copa América 2011 e conquistado a Copa do Mundo de 2012 marcando o gol do titulo e escolhido o melhor do torneio, agora, o atleta irá escrever uma biografia contanto toda a vitoriosa trajetória no esporte e se dedicará a contar sua história em suas palestras. Segundo sua assessoria de imprensa, um jogo de despedida está marcado para julho, em Uberlândia.

Você também pode gostar