Por: Litoral Sul | 13/05/2019

 Disseminar informações positivas sobre o carvão mineral, esta é a proposta da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), que lança na próxima quarta-feira, dia 15, uma campanha de valorização do produto. Com o tema – “Carvão mineral é natural, é atual é essencial”, as peças publicitárias foram apresentadas para autoridades e imprensa, na tarde desta segunda-feira, 13, em evento na Associação Comercial de Criciúma (Acic).

“A proposta é de esclarecer para a sociedade qual a importância do carvão”, considera o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral e diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

Para compor a campanha se fez necessária uma pesquisa, a agência contratada para a missão foi a Shopping de Ideias de Criciúma, que levantou dados sobre como as pessoas estão enxergando o carvão mineral.

“A ideia é fazer com que a população se interesse sobre o setor, mas para isso precisamos informar e principalmente dar voz e munir as pessoas de conteúdo. Muita gente fala mal, porque acaba replicando a única ou maior parte de informação que ela tem, por desconhecer o assunto”, considera o diretor de comunicação da Shopping de Ideias, Jonatha Manique Barreto.

Ainda segundo ele, a sociedade precisa entender que sim, o carvão teve um passado, mas que hoje ele está limpo. “É importante falar abertamente sobre isto. Sabemos que por um tempo foi velado, mas que é uma realidade que não existe mais e precisamos ser transparentes com as pessoas”, considera.

Reflexão

“Hoje as tecnologias para a exploração do carvão são superiores do que antigamente, queremos que as pessoas reflitam sobre isso. Vamos corrigir os erros do passado, mas não vamos repetir os erros no futuro. Não é a pretensão da verdade absoluta, mas precisamos pensar se esta riqueza que a natureza nos delegou é importante ou não para a nossa região. Com este objetivo que estamos fazendo esta campanha para chamar a consciência da população”, finaliza o diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), Benoni Schmitz Filho.

Ainda durante o evento o presidente da Acic, César Smielevski, apresentou um painel sobre “O Sul Sustentável”.