NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

Bombeiros investem em tecnologia e diminuem tempo de resposta em ocorrĂȘncia

Para agilizar o atendimento das ocorrĂȘncias catarinenses, a DivisĂŁo de Tecnologia da Informação (DiTI), do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, estĂĄ investindo cada vez mais na inovação por meio de aplicativos desenvolvidos dentro da prĂłpria corporação. Com os sistemas FireCast CBMSC e FireCast Comunidade o tempo de resposta para atendimento a ocorrĂȘncias foi reduzido em cerca de dois minutos.

A capitĂŁo Juliana Kretzer explica que o app interno, o FireCast CBMSC, faz integração direta com o sistema de emergĂȘncia 193, permitindo que a guarnição receba todas as informaçÔes da ocorrĂȘncia por meio de um dispositivo mĂłvel. Em um momento anterior, eram recebidas apenas por rĂĄdio. “Trouxemos com isso uma diminuição no tempo de atendimento Ă  comunidade porque antes diversas informaçÔes precisavam ser repetidas e algumas acabavam se perdendo.”

Juliana Kretzer, que trabalha hå cinco anos na DiTI, destaca que, atualmente, pelo menos 60% das viaturas de serviço dos bombeiros jå utiliza os aplicativos para a comunicação interna.  Para a população, o aplicativo FireCast Comunidade estå ativo e disponível gratuitamente para usuårios de Android.

Os aplicativos desenvolvidos no Estado foram criados a partir de softwares livres e com cĂłdigos abertos para que outros locais possam se beneficiar da tecnologia catarinense. Rio Grande do Sul, RondĂŽnia e Sergipe, atualmente, tambĂ©m utilizam o app para o atendimento de ocorrĂȘncias, com suporte da equipe de tecnologia da informação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar