Por: Carlos Filipe | 21/04/2019

Para agilizar o atendimento das ocorrências catarinenses, a Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI), do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, está investindo cada vez mais na inovação por meio de aplicativos desenvolvidos dentro da própria corporação. Com os sistemas FireCast CBMSC e FireCast Comunidade o tempo de resposta para atendimento a ocorrências foi reduzido em cerca de dois minutos.

A capitão Juliana Kretzer explica que o app interno, o FireCast CBMSC, faz integração direta com o sistema de emergência 193, permitindo que a guarnição receba todas as informações da ocorrência por meio de um dispositivo móvel. Em um momento anterior, eram recebidas apenas por rádio. “Trouxemos com isso uma diminuição no tempo de atendimento à comunidade porque antes diversas informações precisavam ser repetidas e algumas acabavam se perdendo.”

Juliana Kretzer, que trabalha há cinco anos na DiTI, destaca que, atualmente, pelo menos 60% das viaturas de serviço dos bombeiros já utiliza os aplicativos para a comunicação interna.  Para a população, o aplicativo FireCast Comunidade está ativo e disponível gratuitamente para usuários de Android.

Os aplicativos desenvolvidos no Estado foram criados a partir de softwares livres e com códigos abertos para que outros locais possam se beneficiar da tecnologia catarinense. Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe, atualmente, também utilizam o app para o atendimento de ocorrências, com suporte da equipe de tecnologia da informação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.