Notícias de Criciúma e Região

Balanço do processo eleitoral em Santa Catarina

Com 100% das urnas catarinenses apuradas às 20h06 de ontem, o candidato Comandante Moisés (PSL) foi eleito governador de Santa Catarina com 71,09% dos votos válidos. O segundo colocado, Gelson Merísio (PSD / PRB / PDT / PSB / PODE / SOLIDARIEDADE / PROS / PSC / PC do B/ PHS / PP / DEM / PRP / PPL / PV), obteve 28,91%. No estado, Jair Bolsonaro (PSL / PRTB) alcançou a maioria dos votos dos eleitores para presidente: foram 75,92%, enquanto Fernando Haddad (PT / PC do B / PROS) obteve 24,08%.

O índice de abstenção em Santa Catarina foi de 16,87%. Brancos e nulos somaram 11,73%. O primeiro município catarinense a finalizar a contagem foi Ponte Alta do Norte, às 17h16, e o último Arabutã, às 20h06.

Em seu pronunciamento anunciando o resultado do segundo turno, o presidente do TRE-SC, desembargador Ricardo Roesler, enalteceu o trabalho de todos que participaram do processo eleitoral. “Quero agradecer os servidores que colaboraram nessas eleições, os juízes e promotores eleitorais e quero fazer um agradecimento especial aos mesários e aos presidentes de mesa que estiveram trabalhando lá na ponta, em cada seção eleitoral desse estado. Hoje, 28 de outubro, Dia do Servidor Público, o TRE catarinense, através de suas urnas eletrônicas, entrega e apresenta seus mais dois ilustres servidores escolhidos pela soberania popular, pelo voto do eleitor catarinense, que sufragou a sua vontade através das urnas eletrônicas”, afirmou.

Ocorrências com urnas

De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, ao longo do dia foram relatadas 338 ocorrências envolvendo as urnas eletrônicas, sendo 194 casos de substituição por urnas de contingência. Ao todo, 1,24% de urnas do total de 15.562 no estado necessitaram ser trocadas.

Nenhum município precisou realizar votação manual por conta de problemas nas urnas. As cidades com o maior número de equipamentos trocados foram: Canoinhas (8), Lages (7), Criciúma (6), Indaial (5), Palhoça (5), Rio do Sul (5) e Tubarão (5).

Ocorrências policiais

Ao longo do dia, a Polícia Militar registrou 23 ocorrências, sendo 12 com eleitores presos em episódios envolvendo violação do sigilo do voto, divulgação de propaganda, boca de urna ou desacato a autoridade.

Os municípios onde ocorreram as prisões, conforme registro da PM, foram Biguaçu (2), Florianópolis (3), Palhoça (3), Araranguá (1), Barra Velha (1), Canoinhas (1) e São Bento do Sul (1).

Disque Eleitor

O Disque Eleitor – serviço telefônico para tirar dúvidas dos eleitores – registrou aproximadamente 2.300 ligações neste domingo. Ao longo do dia, 40 servidores se revezaram no atendimento das ligações, desde as 7h.

Desde o dia 22 de outubro, foram mais de 3.600 chamadas recebidas. A maior parte das dúvidas foi sobre locais de justificativa, locais de votação e voto em trânsito.

Você também pode gostar