Notícias de Criciúma e Região

Atenção: trânsito de Criciúma será alterado na segunda-feira

A partir de segunda-feira (29), quem transita pelas ruas centrais de Criciúma vai precisar redobrar a atenção. O tráfego vai sofrer alterações em virtude da obra de implantação da rede coletora de esgoto. Os trabalhos iniciam na rua Santo Antônio, deixando o trânsito mais lento no local e em pista única. As obras são uma parceria entre a Prefeitura de Criciúma e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

A ampliação da rede começa na altura da escadaria da rua Santo Antônio e segue até o encontro com a rua Hercílio Luz. Segundo a chefe do Setor Operacional da Agência de Criciúma da Casan, Viviane dos Santos Rosa, a colocação da rede de esgoto se expande para as ruas Hercílio Luz e Felipe Schmidt. Serão aproximadamente 3.800 pessoas contempladas com a execução nos três trechos.

O objetivo dos dois órgãos é abranger a região que não recebeu a implantação da rede em 2010. “A obra contempla regiões que não receberam a colocação, beneficiando o centro de Criciúma. Atualmente, quase 30% do município tem saneamento básico. O número é positivo considerando que em dez anos não existia rede de esgoto. Daqui dois anos, com as obras nos bairros Próspera, Michel e São Luiz a cobertura atingirá quase 50% da cidade”, comenta a chefe.

Viviane ainda explica que a rede coletora é uma tendência nas cidades e irá proporcionar uma melhoria na saúde pública e na qualidade de vida. A implantação também aumenta o valor agregado dos imóveis que são favorecidos pela rede coletora. “Muitos imóveis não têm sistema individual de esgoto ou têm um tratamento precário. O esgoto é o maior poluente dos rios. Com a instalação da rede coletora, o material iria para Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Ele seria tratado e voltaria com maior qualidade”, ressalta a chefe.

A Administração Municipal ficará responsável pela recuperação asfáltica das vias que serão contempladas pela obra. “À medida que a Casan for realizando as ampliações, nós entramos com a recuperação do asfalto. Durante o período de trabalhos, as ruas ficarão só com um lado da pista funcionando e a velocidade será reduzida”, explica a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.

O prefeito Clésio Salvaro ressalta a importância da volta da ampliação da rede coletora na cidade. “Já resolvemos o problema dos moradores e comerciantes do centro com as obras do Canal Auxiliar, trazendo valorização e segurança, sem risco de cheias quando a chuva é muito forte. Em paralelo, agora também retomamos a ampliação da rede de esgoto, que também contribui para a qualidade de vida dos moradores e preserva o nosso meio ambiente”, ressalta o prefeito.

A Casan irá fazer uma pausa nos trabalhos no dia 10 de dezembro em virtude do movimento das festas de fim de ano, e retomarão no dia 3 de janeiro. O término da instalação está previsto para metade de fevereiro de 2019, podendo ser alterado devido às condições do tempo.

 

 

 

Você também pode gostar