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Aplicativo gratuito aproxima cidadão dos serviços oferecidos pela gestão pública municipal

Uma nova forma de interagir com os serviços oferecidos pela gestão pública do município. Assim pode ser definida a novidade lançada pela empresa Betha Sistemas. Trata-se do aplicativo Minha Cidade, que proporciona uma maior aproximação entre cidadão e prefeitura, oferecendo acesso a diferentes serviços de maneira rápida, fácil e eficiente. Por meio dele, por exemplo, é possível realizar a abertura de solicitações, ter acesso a informações e agendamentos de consultas, receitas e vacinas, verificar a situação de imóveis, entre outros benefícios. O aplicativo é gratuito a todos os municípios brasileiros e integra com os sistemas da Betha, bastando apenas a entidade entrar em contato com a empresa para realizar a liberação.

Um dos responsáveis pelo desenvolvimento foi o gerente da Fábrica de Software da Betha, Fábio Godoy. De acordo com ele, a ideia sempre foi de colocar, nas mãos do cidadão, informações relevantes que facilitassem o seu dia. “Concentramos as funcionalidades de vários produtos em um único ambiente, tornando acessível e transparente o acesso a informações das áreas de saúde, tributação, contabilidade e habitação, por exemplo. Assim, bastando apenas alguns cliques no celular ou tablet, o cidadão pode resolver pendências com a entidade sem precisar pegar filas ou qualquer tipo de burocracia”, destaca.

Já disponível na Play Store, e em breve também na Apple Store, o Minha Cidade está em Nuvem, podendo ser acessado a qualquer momento e em qualquer lugar. Conforme o arquiteto de Sistemas, Michel Graciano, isso proporciona mais autonomia para o munícipe, além de reduzir custos e otimizar operações. “A mobilidade é uma tendência, por isso a Betha decidiu investir na solução. Neste primeiro momento seis áreas foram integradas, mas já estamos estudando outras possibilidades para que o cidadão tenha cada vez mais autonomia e resolva grande parte das suas pendências pelos dispositivos móveis”, comenta.

O Minha Cidade disponibiliza todo o histórico do munícipe, incluindo informações até então exclusivas do órgão público. Para o gerente de Estratégia de Produtos da empresa, Marcelo Medeiros, o empoderamento do cidadão através da tecnologia vai propiciar o aumento da eficácia de inúmeros serviços. “Sentimos como nossa, a missão da gestão pública de oferecer serviços de qualidade, com maior agilidade e transparência, e que atendam às demandas dos cidadãos. Investindo em tecnologia, contribuímos para o desenvolvimento das cidades brasileiras”, diz ele, ao completar: “o lançamento deste aplicativo é mais uma parte do compromisso que a Betha tem em contribuir com a evolução da gestão pública. Vamos continuar atuando e trabalhando para oportunizar isso, a cada dia mais”, explana.

Para oferecer mais este serviço à população, e de forma gratuita, o gestor deve entrar em contato com a revenda ou filial da Betha que atende o município. Por integrar com sistemas desktop e cloud, a sua utilização pode ser imediata a partir da liberação.

O Minha Cidade concentra informações de:

Protocolos: é possível conferir todas as solicitações realizadas à prefeitura, assim como o status e os dados gerais de cada uma delas. A grande novidade é que por meio do aplicativo o cidadão pode abrir uma nova solicitação, enviar fotos ou vídeos. “Se ele se deparar com um buraco na estrada que está comprometendo o trânsito, por exemplo, poderá fotografar e encaminhar por meio do Minha Cidade. A solicitação chega no departamento no mesmo instante”, garante Godoy.

Saúde: o cidadão tem acesso a informações dos medicamentos em uso e dos tratamentos já finalizados, agendamento de consultas, vacinas aplicadas e atendimentos realizados.

Servidor público: por meio do app, os servidores do município podem consultar matrículas, marcações do ponto, recibos de pagamento e comprovantes de rendimentos.

Habitação: disponível para consulta o resumo financeiro relacionado ao município, como por exemplo, as parcelas de IPTU em aberto, a vencer e vencidas. Também à disposição a situação financeira dos imóveis em nome do cidadão, incluindo detalhamento das parcelas.

Licitações: acompanhamento das licitações nas quais o CPF ou CNPJ do munícipe faz parte.

Recebimentos: concentra informações sobre todos os valores que o cidadão (enquanto pessoa física ou jurídica) tem para receber por parte do município (empenhos).

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