Notícias de Criciúma e Região

Aplicativo calcula tempo para voltar a dirigir depois de beber

Assumir o volante após ingerir bebida alcoólica é infração gravíssima e todo motorista habilitado está ciente disso, já que as campanhas de conscientização sobre o tema são bastante recorrentes. Infelizmente, porém, o número de acidentes de trânsito causados pela combinação de álcool e direção ainda é preocupante.

Pensando nisso, a empresa Doutor Multas decidiu disponibilizar, para celulares com sistema operacional Android, o aplicativo Motorista Consciente, com download totalmente gratuito.

O objetivo é contribuir para que os condutores estejam mais tranquilos ao assumir o volante após ingerir substância alcoólica, principalmente neste período de Carnaval.

De acordo com o cofundador da Doutor Multas, Gustavo Fonseca, a plataforma é capaz de identificar por quanto tempo, em média, a bebida que o motorista ingeriu permanecerá no seu organismo.

Desenvolvido com base na fórmula Widmark, o aplicativo Motorista Consciente apresenta para o motorista um resultado personalizado, conforme as informações fornecidas. Basta que o usuário registre seus dados de peso e sexo e informe o tipo e a quantidade de bebida que ingeriu para que o aplicativo realize o cálculo aproximado e indique quando o motorista poderá voltar a assumir o volante.

Além disso, o aplicativo também apresenta esclarecimentos para as dúvidas mais comuns em relação à Lei Seca e suas penalidades, dicas de como agir em uma blitz e um suporte que permite ao condutor realizar uma consulta gratuita com os especialistas de trânsito da Doutor Multas.

Pesquisa apontou resultados alarmantes

O resultado de uma, entre tantas pesquisas realizadas pela Doutor Multas, foi a motivação para que o aplicativo Motorista Consciente fosse desenvolvido pela empresa.

Realizada no mês de julho de 2018, a pesquisa apontou que 50,3% dos entrevistados têm o hábito de dirigir após a ingestão de álcool. Esse resultado confirmou, portanto, os dados também fornecidos pelo Ministério da Saúde que, em junho de 2018, informou que o número de motoristas que admitem assumir o volante após ingerir qualquer bebida alcoólica aumentou 16% em todo o país.

A pesquisa da Doutor Multas também identificou que os aplicativos de transportes, como o 99, são a principal alternativa dos condutores, que, de maneira consciente, decidem não assumir o seu veículo após ingerir álcool.

A Doutor Multas também constatou, com a pesquisa, que a Lei Seca é o segundo principal motivo de autuações entre os motoristas que admitiram já ter recebido algum tipo de multa de trânsito.

“Fica claro que ainda é preciso combater esse tipo de conduta e nada melhor do que a educação para o trânsito para incentivar os motoristas a deixarem de cometer esse tipo de infração”, alerta Gustavo.

Em vigor desde o ano de 2008, além de ter tornado a legislação mais rígida, a Lei Seca também estimulou o debate acerca do assunto em sociedade. Principalmente, em períodos festivos, como o Carnaval.

Atualmente, a legislação não permite qualquer quantidade de álcool no organismo do motorista, e determina como infração de natureza gravíssima o ato de dirigir sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência. Além disso, fora a multa de trânsito, o motorista tem o seu direito de dirigir suspenso por 12 meses, caso seja penalizado por cometer esse tipo de infração.

Conheça a Doutor Multas

Com início em 2008, a Doutor Multas é, atualmente, a maior empresa de recursos administrativos de multa de trânsito no Brasil. Fundada pelo Gustavo Fonseca e pelo Adv. Rodrigo Gonzalez, a Doutor Multas surgiu da insatisfação dos dois sócios com o sistema de trânsito e com a aplicação de multas de trânsito no país.

Atualmente, o site da Doutor Multas é o maior sobre Direito de Trânsito no Brasil, pois recebe, em média, mais de 2 milhões de visitas por mês, disponibilizando conteúdos em diferentes formas para contribuir com um trânsito mais consciente.

Link para artigo sobre o aplicativo:https://doutormultas.com.br/dirigir-beber-quanto-tempo/http://

 

Você também pode gostar